Nas fotos coloco a sequencia desde o seu início até o mobiliário restaurado e a história que me fez optar pelo desenho geométrico.
Mesa de Centro em Cedro confeccionada sob encomenda nos anos 50, pela mãe do proprietário.
Proprietário: Carlos Castro - Advogado, Corretor de Imóveis e Contador.
Morador em Vargem Grande - Rio de Janeiro - RJ.
Escritório: Recreio dos Bandeirantes.
Solicitação: Restaurar ao Estágio Original.
Primeira Etapa: Infelizmente as duas fotos que apresentavam o mobiliário sairam tremidas (preciso contratar um fotógrafo). Portanto, optei em não postá-las.
Segunda Etapa: Retirada do folheado Padrão Cerejeira.
Nesta estapa resultou a primeira - quase - surpresa: A mesinha tinha moldura em Cedro e Tampo em chapa de aproximadamente 3mm em Cedro Rosa. Disse "quase", pois suspeitei que o mobiliário já havia passado por uma restauração, onde o tampo original foi removido e substituído pela chapa em C. R.
Esta etapa é mais delicada. Não é permitido causar qualquer tipo de dano à superfície, sob pena de inviabilizar o projeto ou causar danos irreversíveis ao mobiliário.
Aqui o mobiliário se encontra isento do folheado danificado e resquício de cola (contato à base de solvente).
Primeiro defeito: O tampo apresentado nesta foto, como afirmei acima, não é o tampo original da peça. É apresentado em Cedro Rosa, em duas tonalidades com emenda aparente;
Segundo defeito: Nó na parte superior da chapa em Cedro Rosa, que não permite um visual harmônico;
Terceiro defeito: A Moldura - canto superior esquerdo - está fora do esquadro. Visível na foto acima;
Quarto defeito: A moldura falta um pequeno pedaço que se soltou em virtude da deficiência da madeira (provavelmente um nó, que não mereceu o devido cuidado na restauração anterior - talvez no processo de lixamento para posterior colagem do folheado cerejeira;
Quinto defeito: Canto direito superior: fora do esquadro e pequeno lascamento na chapa em Cedro Rosa;
Sexto defeito: Rachaduras na parte interna e posterior;
Sétimo defeito: Parte superior (desnível na moldura).
Como a peça perdeu um pouco de sua originalidade, será apresentada ao proprietário para escolher entre: reparar os defeitos e fazer o acabamento (semi-brilho com utilização da mistura de cera de abelha; cera de carnaúba e parafina; tudo diluído em aguarás) ou folheá-la em material mais próximo do original, procurando realçar a moldura em relação tampo central. Deste modo, deixar a peça mais próxima do projeto inicial.
Tempo para o proprietário decidir o que realmente deseja para a Mesa de Centro.
Um pouco de história para entender a escolha que fia quanto à Marchetaria aplicada na Mesa de Centro: A escolha se deu em virtude da peça ter sido confeccionada no auge do Movimento Vanguardista de importante relevância, e um divisor de águas em nossa Literatura, Música, Artes Plásticas e Esculturas. O Neo-Concretismo se iniciou em 1957, no Rio de Janeiro. Uma dissidência do Concretismo Paulista (excesso de racionalismo). Os mentores daquele movimento foram Ferreira Gullar e a Artista Plástica Lygia Clark. O manifesto Neoconcreto foi publicado no Jornal do Brasil. O Movimento foi dividido em dois grupos. O Artista Plástico e Designer Visual: Hércules Barsotti, como maior expoente, apesar do convite feito por Ferreira Goulart, não adere a qualquer dos grupos e se nega a assinar qualquer manifesto. Porém junto a outros de relevada importância faz prevalecer a liberdade de concepção. Daí surgiram obras de rara beleza e maestria. Para não prolongar, quem se interessar pesquise e se surpreenderá com com o que foi o movimento e sua importância, onde artistas como: Caetano Veloso; Vila Lobos, Elis Regina e outros sofreram influência do Movimento. No meu ponto de vista vejo: Ferreira Gullar (na poesia e teatro) e Hércules Barsotti (nas Artes Plásticas e figuras publicitárias) como os principais artistas do Movimento.
Vamos à mesa de Centro como ficou:O Centro da mesa - conforme visualizado nas fotos acima - estavam com um visual pobre e danificado. Para o desenho geométrico foram utilizados os seguintes folheados: Cedro, Marfim Palha e na moldura, para não distinguir com o corpo da peça (Cedro Rosa - raramente encontrado no mercado "protegida e proibida sua comercialização) - foi utilizado o folheado Curupixá em um tom bem aproximado de Cedro Rosa.
A mesa passou por um tratamento de limpeza total, colocada no esquadro e desempenada. Ainda, foi retirado o acabamento antigo sendo substituído pela cera de Marchetaria (mais fácil de manutenção, pois os poros da madeira livre e desimpedidos permitem que os produtos de limpeza e manutenção penetrem em suas fibras, mantendo a madeira livre de ressecamentos. Portanto, quase impossível aparecimento de rachaduras ou empenos mantendo-se com aparência de um mobiliário bem cuidado.
Apesar do trabalho ter trazido um Visual bem bonito o proprietário optou que o Centro seja liso para combinar com o conjunto do mobiliário onde será exposta (sem desenho). Então: Mãos à obra. O cliente sempre tem razão.
Todo desenho marchetado, onde os folheados são estiletados para a formação da figura escolhida, gera o que chamamos de "negativo", assim como na fotografia onde se utiliza a revelação. Para aproveitamento do "negativo" confeccionei um quadro com as seguintes dimensões: h= 60cm e L= 45cm (devo frisar que não são todos os negativos a serem aproveitados - alguns devido à coloração específica impedem esse aproveitamento) . Desnecessário dissertar sobre os folheados, pois são os mesmos do tampo da mesa com sua ordem inversa, com exceção do filete e cantoneiras que foi utilizado o folheado Jatobá . O substrato é um compensado (tratado) de 18mm.
Todo desenho marchetado, onde os folheados são estiletados para a formação da figura escolhida, gera o que chamamos de "negativo", assim como na fotografia onde se utiliza a revelação. Para aproveitamento do "negativo" confeccionei um quadro com as seguintes dimensões: h= 60cm e L= 45cm (devo frisar que não são todos os negativos a serem aproveitados - alguns devido à coloração específica impedem esse aproveitamento) . Desnecessário dissertar sobre os folheados, pois são os mesmos do tampo da mesa com sua ordem inversa, com exceção do filete e cantoneiras que foi utilizado o folheado Jatobá . O substrato é um compensado (tratado) de 18mm.
Ao vivo está mais linda ainda!!!!
ResponderExcluirTrabalho perfeito, parabéns! Te amo.
OLÁ OSVALDO!
ResponderExcluirBOA NOITE!
QUE MARAVILHA DE TRABALHO!FOI MUITO BEM DESENVOLVIDO O DESENHO E COM PERFEIÇÃO!!
ACREDITO QUE É PRECISO MUITA CONCENTRAÇÃO E PACIÊNCIA PARA SE OBTER ESTE LINDO RESULTADO!
NÃO TENHO DÚVIDAS QUE VC É UM GRANDE ARTISTA!!
PARABÉNS!
OBRIGADO MAIS UMA VEZ PELA VISITA CARINHOSA EM MEU ESPAÇO,SEJA SEMPRE BEM VINDO!
TENHA UMA ÓTIMA E PRODUTIVA SEMANA!!
UM ABRAÇO!
SILVANA
Realmente um trabalho de artista!! O fato de descrever o processo de restauração, dá uma perfeita idéia do grau de dificuldade que é restaurar uma peça!! Parabéns! Ótima semana
ResponderExcluirDenise
Olá Ururahy,
ResponderExcluirA mesa ficou magnífica. É uma linda peça. A arte fica mais rica quando há um contexto e gostei de saber mais sobre a motivação da escolha.
Agradeço sua visita e seu comentário tão gentil. Gosto muito do que faço e também não me sobra muito tempo para as artes manuais. Vou acumulando ideias e projetos para quando é possível realiza-los. Faço por puro hobby, para desestressar (gostei do neologismo!). É a melhor das terapias!
Tenha uma ótima semana!
Abç
Ju
Olá Ururaahy!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita!!!
Já estou amando esta família!!!
Fiquei analisando o antes e o depois.... e nem sei que palavra usar pra dizer o quanto seu trabalho é explendido, magnífico, lindo, simplesmente uma bela obra de arte!!!
Que Deus conserve sua mente, seus olhos e suas mãos!!!
Parabéns!!!
Abraço,
Cláudia
Ainda não estou te seguindo porque não está aparecendo aqui pra mim.... mas assim que aparecer terei o maior prazer!!!!
ResponderExcluirAbraço,
Cláudia
Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de uma mesa de centro em march, porém minha sala e pequena. Algo em torno de 50x60x70
ResponderExcluir