ANTES:
DEPOIS:
Encontrei muita ferrugem; fios arrebentados e emendados; borrachas e correia desgastadas e ressecadas; pintura queimada; rolamento defeituoso. Quando cheguei com a máquina na oficina ela funcionou um determinado tempo e parou. Diagnóstico: motor grimpado e rolamento desgastado.
Vamos ao desmonte:
Mesa e suporte para o eixo.
Carcaça interna, capacitor (peça amarela) fios e interruptor.
Motor "Weg" 1/3 CV - 3430 RPM - 110/ 220 Volts.
Carcaça área externa e etiqueta do fabricante.
Mesa e suporte para o eixo limpa e lubrificada.
Carcaça pintada na cor original do fabricante.
A máquina pronta e montada. Rolamentos trocados motor desengripado e tudo funcionando.
A madeira sobre a mesa de corte foi cortada por ela. Aliás, esse tópico é único pendente: A serra 5 1/2 Pol. não foi encontrada; A original está "cega" e com um dos dentes danificados. Portanto, o corte não foi aquela perfeição que se espera de uma serra circular.








CONSIDERAÇÕES: Esta serra foi encontrada em um Ferro Velho. Como sou um apaixonado por ferramentas dei prioridade a essa restauração. De mais a mais todos os projetos que tenho atualmente na oficina me pertence. Sendo assim, me dou o direito de interromper um para priorizar o que mais me agrada (rsss). Esta máquina, segundo o proprietário de Ferro Velho, pertencia a uma fábrica de vassouras (ficou de pegar o telefone do proprietário da fábrica para que eu possa colher mais detalhes sobre ela). O que sei até agora, objeto de pesquisas na WEB, é que o fabricante vendeu a indústria e logo a seguir o proprietário atual encerrou às atividades. Encontrei somente uma idêntica a esta de propriedade de um fabricante de Violino - Leonardo "Luthier" 1. Atualmente seu Blog está sem acesso desde de 2011 e seu e-mail não responde, deixei um comentário em sua última postagem com a esperança de entrar em contato. Ainda não tive tempo de aprofundar nas pesquisas, mas por certo o farei em breve. Aceito informações de quem as tiver.