ANTES:
DEPOIS:
Encontrei muita ferrugem; fios arrebentados e emendados; borrachas e correia desgastadas e ressecadas; pintura queimada; rolamento defeituoso. Quando cheguei com a máquina na oficina ela funcionou um determinado tempo e parou. Diagnóstico: motor grimpado e rolamento desgastado.
Vamos ao desmonte:
Mesa e suporte para o eixo.
Carcaça interna, capacitor (peça amarela) fios e interruptor.
Motor "Weg" 1/3 CV - 3430 RPM - 110/ 220 Volts.
Carcaça área externa e etiqueta do fabricante.
Mesa e suporte para o eixo limpa e lubrificada.
Carcaça pintada na cor original do fabricante.
A máquina pronta e montada. Rolamentos trocados motor desengripado e tudo funcionando.
A madeira sobre a mesa de corte foi cortada por ela. Aliás, esse tópico é único pendente: A serra 5 1/2 Pol. não foi encontrada; A original está "cega" e com um dos dentes danificados. Portanto, o corte não foi aquela perfeição que se espera de uma serra circular.
CONSIDERAÇÕES: Esta serra foi encontrada em um Ferro Velho. Como sou um apaixonado por ferramentas dei prioridade a essa restauração. De mais a mais todos os projetos que tenho atualmente na oficina me pertence. Sendo assim, me dou o direito de interromper um para priorizar o que mais me agrada (rsss). Esta máquina, segundo o proprietário de Ferro Velho, pertencia a uma fábrica de vassouras (ficou de pegar o telefone do proprietário da fábrica para que eu possa colher mais detalhes sobre ela). O que sei até agora, objeto de pesquisas na WEB, é que o fabricante vendeu a indústria e logo a seguir o proprietário atual encerrou às atividades. Encontrei somente uma idêntica a esta de propriedade de um fabricante de Violino - Leonardo "Luthier" 1. Atualmente seu Blog está sem acesso desde de 2011 e seu e-mail não responde, deixei um comentário em sua última postagem com a esperança de entrar em contato. Ainda não tive tempo de aprofundar nas pesquisas, mas por certo o farei em breve. Aceito informações de quem as tiver.
Pra mim, você fez um verdadeiro milagre!! Imagino o prazer que sentiu depois de restaurada!
ResponderExcluirUm otimo domingo
Denise
Essa Mini Serra foi achado e tanto; Uma garimpagem de respeito.
ExcluirGostei dela a primeira, segunda e terceira vista.
Olá
ResponderExcluirFiquei feliz de ver,saber que já estas fazendo maravilhas novamente!!!
Vim agradecer sua carinhosa vst lá no blog.
Desejar um 2014 ,com saúde e paz.
Um abraço
Obrigado Lúcia.
ExcluirEu também estou muito feliz. Um pouco lento, mas feliz.
Para você também e todos os seus.
Parabéns pelo achado e pelo trabalho de restauração, ficou perfeita.O dono do nome acerbi hoje em em dia é a Reico, talvez encontre mais informações a respeito: http://www.industriabrasileira.com/empresas/reico/imprimir
ResponderExcluirObrigado Danilo.
ExcluirVocê sempre com uma boa dica.
Olá Ururahy,
ResponderExcluirQue bom que voltou à ativa! Foi uma restauração e tanto e com a preocupação de manter o mais original possível, ficou novinha!!! Espero que encontre uma serra nova, e aí sim ficará perfeita!
Abraços
Obrigado Regina.
ExcluirAté eu me surpreendi com o resultado. A restauração foi bem planejada, mas não esperava que ficasse quase perfeita. Quanto à serra senão encontrá-la acredito que possa trabalhar com uma polegada à mais ou a menos.
Abraços
Parabéns, belo trabalho.
ResponderExcluirOlá José Roberto,
ResponderExcluirrespondi em seu Blog, Mas, muito obrigado.
Boa noite. Acabei de ler e fiquei muito feliz com este tópico. Sabe porque? Tenho uma que usava para fazer porta retratos Está perfeita e original com todos acessórios. E vou tentar dar uma limpada para retirada de teias de aranhas. Kkkk.
ResponderExcluirEm seguida tentar vender no mercado livre para apurar um $$$ e adquirir uma DeWalt de bancada com 2000 wats para voltar a prática do hobby de marcenaria nos fins de semana. Isso é uma prática muito salutar e anti stress.
Meus parabéns pelo que vi conseguiu fazer.
Obrigado,
Excluirela continua até hoje na oficina e em funcionamento.
Respondi sua mensagem também pelo e-mail.
Osvaldo Ururahy
Ola boa tarde
ResponderExcluirpoderia informar sobre a correia para essa maquina
Tenho uma correia de reserva Vou ver o tamanho e algum código e te paço. Manda email que te informo. Vou anunciar a venda da minha que está original com tudo que veio junto e mais alguns itens comprado depois.
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirEu tenho uma igual a essa !!
Está um pouco melhor,o estado dela comparado com a sua quando pegou.
Quero restaurar a minha tambet.
Bom dia, até hoje não consegui a serra original. É uma bela máquina, existem poucas em funcionamento.
ResponderExcluirOsvaldo Ururahy
olá amigo!
ResponderExcluirFicou ótima! estou pensando em fazer uma dessas para mim ,para pequenos trabalhos. você poderia me informar qual a potência desse motor, e o diametro dessa lamina? sem querer ser chato gostaria de saber também se é o própio peso do motor que tensiona a correia, pois nesse caso eu terei que usar um motor de 1cv no minimo.
obrigado.
Gostaria de saber o diâmetro do eixo do disco da serra.obrigado.
ResponderExcluir1/2 polegada.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá pessoal, tenho umas dessa, não tem acessórios, ela funciona perfeitamente, meu avô fé um gato e o motor tá um pouquinho mais longe pq não tinha correia do mesmo tamanho mas é só trocar a correia e regular, quanto consigo nela +-, alguém me ajuda ai. 61 993342457
ResponderExcluirAmigo qual medida do disco de serra obrigado
ResponderExcluir5 1/2 polegadas.
ExcluirQue legal sua restauraçao ! Estou com uma maquina identica a sua no estado antes da restauraçao. Como conseguiu a correa ?
ResponderExcluirOlá..muito bacana..restaurei a minha também..muito boa a máquina
ResponderExcluirEu também consegui uma igualzinha detalhe que minha serra ainda é original 🤗
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir