Recebi uma mensagem
solicitando informações sobre o acabamento que utilizo nos trabalhos de
Marchetaria. Achando que poderiam ser úteis a outros resolvi pela postagem. Não
tenho a pretensão de postar um Tutorial, pois as técnicas são inúmeras e cabe a
cada um procurar aquela que entender mais conveniente para chegar ao resultado planejado.
COLAGEM DAS PEÇAS
MARCHETADAS NO SUBSTRATO:
- Na colagem dou
preferência à cola de contato (conhecida como cola de sapateiro). Não é a
melhor escolha, mas foi a que me adaptei. Com ela obtenho resultados mais
rápidos (tempo para mim é essencial - tenho apenas um dia da semana para
“Marchetar” – risos).
- Após a colagem se
faz necessário a limpeza dos resíduos deixados pela cola, fita crepe e fita
durex para embalagens, pois se não forem retirados, no processo de lixamento,
eles empretecem (danificando o trabalho). Primeiramente utilizo serragem
umedecida: com a mão esfrego sobre a área do trabalho e, após, retiro-a com um
pincel. Espero secar; A seguir, com um pano limpo e levemente umedecido com
solvente (levem o termo ao "pé da letra": “levemente umedecido”, o solvente é
absorvido pelos folheados e poderão enfraquecer a colagem), finalizo a limpeza
da área deixando a peça preparada para a raspagem (existem ferramentas especiais
para esta etapa).
LIXAS:
- Dê preferência às
lixas de qualidade (fazer economia nesse item é bobagem). Utilizo as lixas
d’água, elas possuem uma vida útil maior, possibilitando ganho na produtividade
(trocar lixas desgastadas na lixadeira orbital demanda tempo) e um acabamento
mais requintado.
O processo de lixamento pode ser manual.
Dou preferência às lixadeiras orbitais, pela rapidez, qualidade e por permitir passagens
sem preocupar-me quanto à direção dos veios. Neste processo vai prevalecer a
experiência e o resultado final que mais agrada. Isso virá com o tempo,
mediante análise dos resultados.
Inicie o procedimento com o grânulo que
entender necessário (para madeiras rústicas: Grânulos entre 60 e 120. Madeiras
trabalhadas ou folheadas: 150 ou 180). O Grânulo seguinte será sempre próximo ao
percentual de 50% maior que o anterior (para um acabamento perfeito não se
esqueça de contar as passagens).
- Superfície
espelhada (alto brilho): 150; 220; 320; 400 e 600;
- Com a superfície
mais natural: 150 ou 180; 240 ou 260 e 360 (este, com passagem 20% maior que a
do grânulo anterior).
Importante: Não se esquecer
de retirar o pó da área marchetada e, eventualmente, da própria lixa em etapas
estabelecidas por você. Este procedimento é eficaz para um resultado compatível
com o que se pretende.
Após a peça lixada, com uma escova de
cerdas macias, retire todo o pó resultado do procedimento anterior. A seguir,
com um pano levemente umedecido com solvente faça a limpeza total com passadas
rápidas e largas. Após este procedimento pode ser necessário lixar (poucas
passadas – apenas para retirar o “arrepio” dos folheados) com grânulo 360 ou
600, dependendo da superfície desejada.
SELADORA:
A mistura da seladora com o solvente pode
ser em porcentagens iguais, ou em uma parte de seladora para duas de solvente.
A mistura é definida de acordo com o folheado a ser utilizado.
Para o folheado mais poroso dou
preferência à mistura em partes iguais. De
outra forma utilizo-a mais diluída.
A aplicação da seladora e seu resultado
são medidos de acordo com o acabamento pretendido (podendo até finalizar com o produto – mediante várias aplicações até chegar ao resultado
desejado). Eu tenho preferência pelo acabamento acetinado em detrimento ao
excessivamente brilhante. Portanto, na maioria das vezes, aplico 02 demãos.
Sendo o folheado mais poroso até 03 demãos.
Importante: Entre as
demãos de seladora, após a secagem, utilize uma lixa 400: Passe-a levemente -
respeitando os veios - sem retirar o produto, apenas para eliminar “caroços”
que surgem na superfície. A seguir com um pano limpo e seco retire a poeira.
CERA:
Uma grande maioria
utiliza a Cera de Carnaúba (já vem preparada para o uso). Eu prefiro a cera
para Marchetaria que tem a seguinte fórmula:
- Cera de Carnaúba em
estado sólido;
- Parafina;
- Cera de Abelha;
- Aguarrás.
Esta etapa requer
cuidados, pois utilizaremos fogo para diluir as partes sólidas.
Primeira Etapa: Em
partes iguais junte a Cera de Carnaúba, Parafina e Cera de Abelha. Em “banho-maria”
dissolva-as.
Segunda Etapa: Com
aguarrás (muito cuidado o produto é inflamável) despeje em pequenas quantidades,
e com uma colher de pau force a diluição até chegar à consistência desejada.
Terceira Etapa:
Despeje a cera em um recipiente de alumínio; Aguarde seu esfriamento e tampe. A
cera já está pronta para uso.
ENCERANDO AS PEÇAS:
Primeira Etapa: Após
a secagem da seladora, que ocorre em média (dependendo da temperatura ambiente e grau de umidade)
por 30 minutos. Utilize os seguintes procedimentos:
- Preparação da
“boneca”: Corte o tecido (dou preferência ao algodão), que não produza fiapos
ou outros detritos que possam arranhar as peças, com as seguintes dimensões:
250mm x 250mm;
- Com a ponta de uma
faca ou espátula retire uma quantidade de cera proporcional à área a ser
encerada. Deposite no centro do retalho. Junte as pontas de forma que se possa
fazer um torniquete, vá torcendo até a cera sair pelos poros do tecido. A
boneca pode ser reutilizada. Portanto, guarde-a no próprio recipiente onde é
armazenada a cera.
- Passe como se
estivesse escrevendo a letra ”e” – minúscula.
A seguir, passe em direção aos veios da madeira. Espere secar. Na
maioria das vezes uma demão é suficiente para se obter uma leve camada. Mas, dependendo
do folheado pode ser necessária uma segunda demão.
- Após a secagem com
uma escova (daquelas utilizadas para engraxar sapatos) com cerda dura passe até
o excesso de cera desaparecer da superfície. Dê o brilho com uma flanela limpa
e seca (prefiro meias em malha de algodão que encaixam perfeitamente na escova
produzindo um melhor resultado e com menos esforço).
Existem vários produtos para acabamento,
inclusive àqueles onde as peças receberão produtos comestíveis; O citado é o
mais usual e voltado para as peças de exposição interna.
Bastante atenção às
especificações dos fabricantes, principalmente quanto aos itens de segurança.
Utilize equipamentos de proteção e trabalhe em um ambiente bastante arejado.
Não armazene os produtos em ambientes fechados, alguns são passíveis de
combustão espontânea.
Boa tarde, Simone.
Espero ter sido útil e sempre que necessitar, dentro do possível, estarei pronto a repassar informações.
Lembranças de Osvaldo Ururahy.
Essa matéria é ótima, a maioria destes acabamentos também são usados na tornearia, só que em aplicações diferentes, o artigo ficou bem explicado, valeu.
ResponderExcluirValeu Danilo!
ResponderExcluirEm breve estarei participando com você na tornearia. Principalmente nos trabalhos em madeiras segmentadas.
Excelente lição ,bem didática .É muito gratificante passar conhecimento.
ResponderExcluirAbraços
Valeu Dom!
ResponderExcluirPresto bastante atenção nas suas lições, e muito do que já passou utilizo em minhas aventuras.
Sempre achei muito linda a arte de marchetaria, fico sempre impressionada. É sempre bom passar seus conhecimentos para que outros também se aventurar por essa bela arte.
ResponderExcluirGrande abraço e boa semana!
Mari.
Oi Ururahy!
ResponderExcluirQue legal você passar para outros, os seus conhecimentos... Louvável esta tua iniciativa! Parabéns!
Abraços, Iris
Gostaria de maiores informações para fazer o acabamento em marchetaria com compressor.
ResponderExcluirGrato
Bom dia José Carlos,
ResponderExcluirVamos ver se entendi sua dúvida:
Você pretende aplicar com compressor produtos de acabamento nas peças marchetadas: tais como: seladoras, vernizes, etc. . .?
Se for esta a dúvida, sim. Em peças pequenas tenho utilizado um aerógrafo, em maiores utilizo pistola, não só para
aplicação de acabamentos como para retirada dos resíduos pós abrasão com lixas – utilizando o bico destinado a esta etapa.
Se não tirei completamente suas dúvidas, favor enviar-me mensagem confirmando.
Lembranças de Osvaldo Ururahy.
Olá! Tenho um problema com cera nos quadros de Marchetaria. Após a preparação do laminado com seladora e lixa, ao aplicar a cera em pasta de carnauba, percebi que fica alguns acúmulos de cera entre os veios dos laminados, dando um aspecto esbranquiçado na peça. Não consegui remover esse acúmulo de cera depois. O que devo fazer para evitar? Devo dar mais demaos de seladora até cobrir todos os poros do laminado e depois aplicar cera? Lixar os laminados até que fiquei lisinhos não dá pq chega na madeira de fundo pois são muito finos.
ResponderExcluirBom dia Simone.
ExcluirObrigado por passar por aqui.
Acredito que seja a utilização da cera aplicada diretamente sem que seja modificada.
Vamos ao que penso:
- Primeiramente observe a validade do acabamento;
- Após sua consistência;
Estando com a consistência endurecida, dissolva em óleo mineral, da seguinte forma:
Acrescente uma quantidade de cera em um recipiente (alumínio); após, vá acrescentando óleo mineral na proporção de 30%, tudo isto em banho maria, até que esteja no estado líquido - mexa bastante - até que os acabamento fiquem homogêneos. Coloque em recipiente limpo e seco e espere esfriar. A seguir estará pronto para ser usada.
Quanto à resolução do problema siga os seguintes passos:
- Se já aplicou a seladora, lixe utilizando grão 400, bem levemente para retirada superficial da seladora. após esta etapa, aqueça a peça - cuidado para não aquecê-la com calor elevado, pois poderá descolar o folheado do substrato. Isto fará com que a cera dilua e penetre no folheado.
- Se não utilizou a seladora, com uma escova de dentes - cerda média, passe ao longo dos veios até a retirado do excesso.
Envie o link de seus trabalhos, seria muito apreciá-lo.
Espero que tenha sido de grande ajuda. Caso contrario estarei disposto a ajudá-la.
Atenciosamente,
Osvaldo Ururahy
Bom dia, finalizei o curso de marchetaria de folhas no senai no mes passado, tenho algumas dúvidas, pode me ajudar? Sai do curso com duvidas e preciso de uma consultoria, se for possível eu até pago para te ligar e conversar um pouco.
ResponderExcluirQual produto voce recomenda passar para dar acabamento e nao mudar a cor da peça?
No curso usamos seladora.
Tem algum produto para passar na peça que permita exposição em área externa?
Como faço para tirar leve arranhão de poeira,qual seria uma cera apropriada para limpar e dar brilho,deixar espelhada?
ResponderExcluirAtt ,: Fernando Barbosa da Silva