CÔMODA CINCO GAVETAS:
Este mobiliário foi encontrado em uma lixeira. Encontra-se em péssimo estado de conservação e feia que dá dó. Contudo sua estrutura está em bom estado (as molduras tem baixo relevo e os pés tem arte). Merece uma transformação radical.
Nas fotos a seguir podem ser verificados debastes na estrutura. Conclui-se que: As gavetas emperraram e, pelo modo mais prático, rasparam-na para conseguir o encaixe.
Os pés têm um design interessante e bem artístico.
Na foto a seguir apresento um objeto em metal que é utilizado como capa para os pés. Infelizmente só existem dois do total de quatro e terão que ser confeccionados os que faltam.
Considerações: Não existem mais espaços (no duplo sentido) para este tipo de mobiliário (por razões óbvias). Portanto, sofrerá uma transformação radical onde tentarei transformá-lo em um mobiliário atual, moderno, prático e útil. E se a inspiração me permitir, pretendo surpreender a quem tiver a oportunidade de vê-lo. Tenho quase certeza que algum de meus meia dúzia de seguidores irá prever o que pretendo. Ah! - a propósito: Os puxadores podem ser aproveitados para enfeites de "Árvore de Natal" (risos).
Um abraço a todos que por aqui passarem.
RESTAURAÇÃO CADEIRA DUQUESA:
Madeira: Cedro
Estes pontos mais claros são os locais onde foram adicionados parafusos para retirada das folgas.
Acabamento:
Verniz acetinado para aproximar o máximo possível da Goma Laca (acabamento muito utilizado nos móveis antigos - hoje utilizado em restaurações que apresentam este tipo de acabamento. O único inconveniente da Goma Laca são as manchas deixadas pela água quando em contato com a superfície).
Forração:
Tecido impermeável;
Espuma de alta densidade com 60mm de espessura (ficou bastante confortável).
Considerações: Este mobiliário foi a segunda restauração que fiz é só agora concluí. Naquela época nem imaginava que um dia iria expor meus trabalhos (existem mais duas em idêntica situação). Estava iniciando e sem qualquer conhecimento e ferramentas. Agindo por instinto, ia consertando os defeitos da forma que entendia ser a melhor. De qualquer maneira este mobiliário estava em boas condições, com exceção das folgas nas pernas e a estrutura do encosto que estava quebrada (o reparo ficou totalmente imperceptível).
Não foi possível identificar o estilo e nem datá-lo, mas conclui-se com certa facilidade que se trata de um mobiliário feito sob encomenda e com arte - pode ser até uma réplica (o que é mais importante para mim - já afirmei nesse Blog: Não importa se o mobiliário é clássico ou moderno o que importa é que tenha arte e, de preferência, único. A madeira é de qualidade, tem bastante estilo e esmero no acabamento.
Um abraço a todos que por aqui passarem.
Olha, até eu que sou muito otimista com peças detonadas ficaria desanimada com este projeto... mas em se tratando do seu talento tenho certeza que o meu queixo vai cair mais uma vez. Vou ficar aguardando a transformação! Enjoy!
ResponderExcluirDenise
Pois é Denise,
Excluirloucura....! Pura loucura.
Espero que o aparador lhe agrade.
Olá Oswaldo, acompanhando seus outros trabalhos, ja posso imaginar a lindeza que ira ficar esta comoda. Abraços eu volto para ver o resultado.
ResponderExcluirOlá Rosângela,
Excluira ideia é transformá-la em um aparador. Falta pouco.
Abraços.
oi Oswaldo, tenho certeza que você vai deixar esta cômoda com um aspecto bem melhor, linda e moderna. Aguardo ansiosa o resultado.
ResponderExcluirOlá Karine,
Excluira ideia é transformá-la em um aparador. Falta pouco.
Olá Osvaldo!
ResponderExcluirEsta cadeira ficou simplesmente linda, minha filha tem uma quase igual a esta , aliás ela adora móveis de antiquários,(ganhou de presente de aniversário de minha irmã mais nova)é muito parecida com esta, só que o assento é liso, muito bonita também, mas seu trabalho ficou excelente por sinal. Parabéns vc também se superando a cada serviço.
Muito obrigado pela visita em meu espaço, fico muito feliz com comentários de profissionais como vc.
Voltarei com certeza para apreciar o resultado da cômoda que com certeza também irá me surpreender.
Grande Abraço e ótimo domingo pra ti.
Silvana
Obrigada Silvana,
Excluirsempre é muito bom tê-la por aqui.
Um grande abraço.
Bom dia a todos,
ResponderExcluirpeço desculpas a: Danilo, Dom Moleiro, Denise, Miriam, Mari, Lilás e Azuis e Iris. Pois, tentei juntas as duas postagens e acabei excluindo os comentários direcionados à "Cadeira Duquesa". Coisas de Osvaldo Ururahy.
Um abraço a todos.
Oba!!
ResponderExcluirNova restauração !
Já imagino como ficará!
Amigo Osvaldo, não se preocupe...eu também de vez em quando apronto no blog....kkk acontece.
abraços, tenha um dia bem bonito!
Lígia e =^.^=
Pois é Lígia!
ExcluirEsse analfabetismo tecnológico vive me pregando peças.
Para você também.
Oi Ururahy!
ResponderExcluirDevo confessar que me perdi ao entrar aqui... Hehehe Queria ver primeiro a cadeira com a almofada, que por sinal, ficou uma obra de arte! Parabéns! Na última visita, estas fotos não abriram...Falando na cômoda, devo dizer que você gosta muito de desafios, pois eu deixaria ela no lugar onde foi colocada....Kkkkk Mas tenho certeza, pelo que eu já vi por aqui, as grandes transformações acontecem. Acompanharei o desenrolar...
Abraços, Iris
Olá Iris,
Excluirestes desafios me atraem. Tempos atrás, quando ficava um tanto quanto complexo: eu os abandonava. Como melhorei um pouco minha técnica tenho uma tendência a finalizar todos os projetos.
Abraços
Boa noite Ururahy!
ResponderExcluirQue encanto de cadeira, achei muito linda e de extremo bom gosto! Estava lendo toda atenta sobre a cômoda, pensando que já ia ver o resultado final, mas confesso que adorei ver a poltrona depois de ter passado por suas mãos talentosas, vou aguardar com muito entusiasmo sua postagem de como ficará está bela cômoda...
Um beijo no seu coração!
Olá Simone,
Excluirfalta muito pouco. Neste momento estou construindo a gaveta; a seguir parto para a Marchetaria e o acabamento final.
Outro para você.
Bom dia Oswaldo, passei para ver o andamento d cômoda como esta indo? Estou ansiosa para ver o resultado. Abraço
ResponderExcluirOlá Rosângela,
Excluirfalta muito pouco. Neste momento estou construindo a gaveta; a seguir parto para a Marchetaria e o acabamento final.
Outro para você.
Oi Ururahy!
ResponderExcluirGostei de ver você novamente no meu blog... Sabe, a gente sempre espera as visitas rotineiras: Márcia, Ururahy... Já fazem parte da casa... Como seu trabalho é mais demorado e minucioso, as postagens não vêm em abundância, né? Mas estou sempre passando por aqui...
Abraços, Iris
Olá Iris.
Excluirandei meio afastado do computador; O trabalho no escritório apertou bastante e toma, atualmente, muito do meu tempo.
Abraços.
Quanto mais judiada mais impactante será o resultado, tenho certeza! Pelo q vi dos resultados dos seus trabalhos, vai ficar incrível!!
ResponderExcluirA cadeira ficou linda! Respondendo a sua pergunta, as minhas foram compradas numa loja de móveis modernos a uns 26 anos!
Um abraço e bons trabalhos!
Olá Miriam,
ExcluirQue maravilha!
Eu também sou acumulador! É tão difícil eu me desfazer de algo.
Parabéns, me desculpando pela falta de modéstia, mas, considero esta faceta como qualidade.
Abraços.
Olá, passei para desejar uma semana abençoada, muito produtiva. abraço
ResponderExcluirOlá Rosângela,
Excluirpara você também.
Abraços.
Mais atrasada eu em vir agradecer sua amável vst.
ResponderExcluirObrigado ,......Seus trabalhos sempre no maior capricho Parabéns!!!
Um carinhoso abraço ao casal!!
Obrigado Lúcia.
ExcluirPara você também e a todos os seus.
Passando rapidinho pra ver se há novidades rsrsrs sem pressão é claro!!
ResponderExcluirÓtimo dia!
Denise
Olá Denise,
Excluirfalta pouco. Como você deve saber o Verão já chegou por aqui. A oficina é extremamente quente cumulado com o trabalho do qual não posso me afastar. Recentemente solicitei um orçamento pela Internet para isolar a oficina com mantas térmicas; um valor muito expressivo para ser utilizado em finais de semana (um investimento sem retorno). O grau de dificuldade está nos projetos; Como já lhe disse - "fica tudo em minha cabeça" - o espaço, medido em dias - às vezes até em semanas - me fez olhar para o aparador em outra perspectiva; Assim, acabo modificando algumas formas, sem contar com o grau de dificuldade (peças fora do esquadro ou empenadas). O princípio básico - já estipulado no início do projeto é: utilizar somente madeiras que pertenciam à cômoda - estou seguindo à risca esse tópico. Portanto está sendo necessário retificar 70% das peças para que o projeto fica próximo do pretendido.
Obrigado pela visita.
Oi Ururahy!
ResponderExcluirPassei para desejar um ótimo final de semana! Quanto aos trabalhos, cada um no seu ritmo... Ainda mais quando este ofício é feito unicamente por lazer, como é o nosso caso, né? Hehehe
Abraços, Iris
Olá Iris,
Excluirnum ritmo para aposentadoria.
Abraços.