Bandeja em Marchetaria Geométrica de Blocos com Ilusão de Ótica:
Madeiras:
- Cedro;
- Garapa;
- Roxinho.
Primeira Etapa:
- Lixando o Cedro; sobra do projeto "Transformação de Banco Escolar em Banco de Jardim. Ver aqui.
Corte da Madeira utilizando serra circular de bancada.
Segunda Etapa: Unindo (colagem) as peças na vertical.
Terceira Etapa Unindo as peças após o corte na horizontal e colocação do filete em roxinho.
Quarta Etapa: Apresentação da peça:
Considerações: Mais uma vez falhei nas fotos. Deixei de fotografar a etapa do corte da Garapa e a união do cedro à ela, intercalando-os com o filete do roxinho. Já percebi que consigo postar todas as etapas quando o projeto é mais longo. Em projetos curtos fico dispersivo. Tentarei, não prometo, mas tentarei. . . ficar mais atento às fases que desejo mostrar a todos vocês.
Este é um projeto bem tradicional na Marchetaria Geométrica (Parquetry), confeccionado com folheados. Daqueles que todos os inciantes nesta técnica, tem a obrigação de fazê-lo Sempre quis levar este projeto adiante, mas outros ocuparam meu tempo e lugar. Usei a técnica de blocos em madeira maciça: Cortes na horizontal, vertical e união das peças para a formação da imagem. O resultado me agradou bastante. Simultaneamente restaurei um pequeno santuário, bem antigo, e bastante interessante a sua montagem. Apresentarei diretamente no Face. Quem desejar conhecê-lo visite minha fanpage.
Um abraço a todos,
Uau!!
ResponderExcluirQue trabalho maravilhoso!!
Fiquei olhando suas fotos e imaginando as horas de trabalho...
Mesmo sem as fotos que mostram outra etapa do processo,...acho que deu para ter ideia da técnica, sensibilidade, bom gosto!!
Parabéns, amigo Osvaldo!
abraços,
Lígia e =^.^=
Obrigado Lígia e =^.^=,
Excluirvou repetir o projeto e terei cuidado com as fotos.
Abraços.
Perfeito Trabalho!!
ResponderExcluirApesar das fotos ilustrativas das etapas, ainda é um mistério pra mim como pode simples madeiras se transformarem em peças tão lindas!
Não sabia que estava com fan page, vou procurar!
Ótima semana
Denise
Olá Denise,
Excluirvou repetir o projeto com outras tonalidades. Assim, acredito, posso transmitir uma visão geral. Tenho que concordar com você (aqui, acho, humildade não é muito meu ponto forte) o efeito é bem interessante. Contudo, a técnica e o projeto não me pertence; ambos são bem tradicionais na Marchetaria.
Para você também.
Olá Ururahy,
ResponderExcluirQue linda, gostei muito, o modelo é tão simples e tão lindo! Adoraria ter uma peça assim para exibir, rs.
Abraços
Regina, aprecio seus comentários, pois, além de agradáveis, são produzidos por quem conhece muito sobre madeiras. A Marchetaria em Portugal é de extrema qualidade e técnica, com certeza o projeto terá mais qualidade sendo produzido na "Terrinha".
ExcluirAbraços.
Bom dia!
ResponderExcluirComo te disse outras vezes, sou encantada por essa técnica - ver a junção de madeiras de cores e origens diferentes, depois recortes e nova junção formando desenhos é algo apaixonante e imagino, muito prazeroso no momento da criação para seu criador.
Ficou uma peça belíssima e apesar de não fotografar todas as etapas, deu pra entender como a montagem foi feita.
Parabéns por mais um belo trabalho!
Obrigada pelo elogio à maleta de giz. A mulherada enlouquece com pedrinhas e frufrus rsrs. Sempre agrada.
Abração e lindo dia.
Olá Bruxa,
Excluirvou produzir outra utilizando técnicas diferentes, contudo, muito similar à esta. Sendo poderá visualizar em todo seu contexto.
Também para você.
Fui lá.... deixei meu comentário no belo banco também.
ResponderExcluirAbraços.
Com certeza foi um dos trabalhos que mais agradou ao público. Até hoje ele tem um índice de visualização muito grande.
ExcluirIdem.
Oi Ururahy!
ResponderExcluirFiquei encantada! Uma perfeição! Esta junção de madeiras com cores diferentes dá um efeito muito lindo!
Abraços, Iris
Olá Iris,
ResponderExcluirO resultado foi excelente, obrigado.
Abraços.
Que trabalho extraordinário!
ResponderExcluirBabo em peças de marchetaria minha professora de artes é apaixonada por essa arte e transferiu um pouco dessa paixão pra mim.
Belíssimo trabalho Parabéns!
Bjuss! Bom fim de semana!
Olá Daiane,
ResponderExcluirÉ extremamente prazeroso produzir peças marchetadas. Contudo, tem um inconveniente: começou tem que acabar. As peças distorcem, encrespam, encolhem ou expandem (depende da temperatura ambiente).Daí, os projetos que construo precisam de rapidez, pois meu tempo é curto - no máximo dois dias consecutivos. Não é possível ficar uma semana inteira com um projeto inacabado.
Obrigado pela visita e volte sempre.