PROJETO: MADEIRA DE DEMOLIÇÃO SEGMENTADA:
Madeira Utilizadas:
- Pinus (retirado de um Pallet);
- Canela (sobra de um batente para porta);
- MDF 09 mm.
Primeira Etapa:
Para o corte do Pinus confeccionei um Jig, Em peças pequenas dedos e mãos ficam muito próximos da área de corte; vai que...
As peças de pinus cortadas.
Segmentando as madeiras:
Para esquadrejar as madeiras, já segmentadas, cortei uma ripa para deixá-las perfeitamente alinhadas à linha de corte.
Preparação da meia esquadria:
Cortando a meia esquadria:
Colagem das peças:
Confeccionando os apoios para copos:
Bandeja e apoio para copos prontos:
Considerações: Uma encomenda. A bandeja deveria ter madeira de pallet. A princípio imaginei confeccionar miniaturas de pallet. Em uma pesquisa na WEB encontrei alguém que teve a ideia primeiro que eu.
Encontrei alguma dificuldade com o pinus: superestimei a madeira e cortei os blocos com 20mm de espessura, percebi logo que ficaria muito frágil. Tive, portanto, que colar uma chapa de MDF de 09 mm para reforçar a peça. No verso da bandeja, para que o MDF não ficasse exposto, folheei com Freijó. Se não fosse o pegador em metal ela poderia ter dupla face.
Para este projeto imaginei algo bem rústico, acho que consegui. O pinus é uma madeira muito bela, tendo em vista os nós aparentes. Que, por coincidência, algumas vezes permitem visualizações bastante interessantes. Como nesse caso, formou a imagem de um Farol - Isto me fez lembrar de um incidente com um barco que enfrentava uma tempestade em alto-mar - o fato é verídico - a tripulação não contava mais em chegar com vida ao porto. Mas, existem milagres; e eles acontecem, como aconteceu com a tripulação deste barco, e a imagem que este incidente deixou vou postar aqui, brevemente, para vocês e contar a história que povoou meus sonhos na infância.
Já me posicionei em relação à madeiras de primeira e segunda linha. Nos dias atuais, em consequência da escassez e limitações quanto ao extrativismo, isto não existe mais. Sendo assim: madeira é madeira o que definirá sua utilização é o projeto.
Já me posicionei em relação à madeiras de primeira e segunda linha. Nos dias atuais, em consequência da escassez e limitações quanto ao extrativismo, isto não existe mais. Sendo assim: madeira é madeira o que definirá sua utilização é o projeto.
Um abraço a todos que por aqui passarem.
Um belo trabalho, sem dúvidas!!
ResponderExcluirSensibilidade, bom gosto somados à tecnica em trabalho com a eterna madeira...perfeição!!
Tenho certeza que a pessoa que encomendou vai usar muitoo por ter gostado do trabalho artístico.
Parabéns, Sr. Osvaldo!
abraços, tenha um bom dia,
Lígia e =^.^=
Obrigado Lígia e =^.^=,
Excluireste projeto por mais simples que possa parecer teve um certo grau de dificuldade. Conforme explanei acima. Realmente, a presenteada adorou o trabalho - segundo ela foi surpreendida. Como você já sabe: é muito gratificante quando agradamos alguém por algo que construímos.
Lembranças de Osvaldo Ururahy.
Olá Ururahy,
ResponderExcluirUm trabalho enorme, quantos detalhes e a finalização perfeita, como sempre uma beleza, parabéns!
Abraços
Olá Regina, obrigado.
ResponderExcluirSim, enorme - mas intercalado; enquanto uma etapa secava eu fazia outra. Gostei bastante do resultado apesar das fotos não espelharem com exatidão o visual da peça.
Abraços.
Bom dia, Ururahy!
ResponderExcluirGostei das peças, principalmente pelos reaproveitamentos de madeiras, como o pallet. Alcançou bem o objetivo da rusticidade - conjunto todo ficou lindo, inclusive o verso.
Ao ver os quadrados cortados, me pareceram esboços da Torre Eifel (talvez por estarem tão presentes nos artesanatos ultimamente), mas o farol também é um belo esboço, ainda mais com alguns círculos em outros quadrados, que lembram o efeito das ondas... Fiquei curiosa com a estória.
Parabéns pelo trabalho.
Abraços e lindo dia.
Boa noite, Ururahy!
ResponderExcluirO jogo ficou lindo, um charme, é muito legal, você nos mostrar o PAP, pois assim temos ideia de como foi feito, principalmente de seu imenso trabalho e capricho de cada peça que cria... Tudo muito lindoooo...
Beijos e tenha uma linda semana!
Olá Oswaldo, suas peças ficaram perfeitas e lindas, as minhas bandejas nem se comparam as suas, comprei elas prontas e só decorei, confecciona-las é serviço pra vc, fiquei impressionada com o maquinario que vc usa... oarabens pelo seu trabalho. Abraços
ResponderExcluirOi Ururahy!
ResponderExcluirPelo jeito aqui a mão de obra perfeita não para... Imagino a exatidão das peças cortadas para encaixarem devidamente... Vejo sempre que você está bem assessorado de ferramentas... Um dia o meu Hélio "chega lá" ... Hehehe A bandeja ficou linda, perfeita... Imagino o brilho nos olhos da presenteada!
Abraços, Iris