O ruim é ter que limpá-las.
Para evitar este transtorno acoplo o aspirador de pó (adquirido em uma loja que vende artigos usados) no local por onde a máquina expele a serragem. Infelizmente o "dito cujo" apresentou defeito quando não deveria (esta forma de apresentar não é perfeita, pois, é claro que sempre o defeito aparece quando necessitamos desta maravilhosa tecnologia. Estando o objeto fora de seu uso o defeito não aparecerá). Acho que deu para entender... Abaixo o resultado, na segunda foto o laranjinha encrenqueiro:
Boa
noite a todos,
Estou
postando esta imagem para todos tomarem conhecimento de um fato bastante
desagradável que ocorreu esta semana comigo. Coloquei
uma máquina (Serra Tico – Tico marca Ferrari) para vender anunciando pelo
Mercado Livre. Fui contatado pelo comprador informei a condição do produto (perfeito
estado – pouco utilizada e com Manual de Instrução – não podia ser diferente; a
descrição se enquadrava perfeitamente ao estado do bem). Fechamos o preço,
calculei o frete e fui ressarcido pelo comprador neste item. A seguir informei
sobre o envio do produto avisando que o frete ficou mais barato do que o
cálculo fornecido no site do Correios, que era para enviar o nº de sua conta que
eu devolveria a diferença. Recebi a seguinte resposta:
- Caso a diferença seja inferior a R$ 10,00
não será necessário o ressarcimento. A diferença era de R$ 7,00. Aceitei sua
liberalidade, tendo em vista que: “A Máquina foi anunciado por R$ 350,00 e
negociada por R$ 320,00”.
Deixo bem claro que só negociei a máquina
por falta de espaço. Como já disse inúmeras vezes a alguns de meus amigos
virtuais: “Sou um acumulador”, tenho inúmeras ferramentas que não utilizo e que
estão guardadas por existirem espaços para elas (infelizmente não tinha para a Serra
Tico - Tico de bancada, pois se houvesse...).
Esta máquina foi minha primeira
aquisição com a característica estacionária. A intenção era utilizá-la para
cortar folheados de madeira para confeccionar peças marchetadas. Contudo, sua
capacidade de rotação (1.700 RPM) tornou-a inviável ao fim, pois sua velocidade
quebrava todas as peças de folheados quando havia necessidade de efetuar curvas
para a formação da estampa (acredito que um pouco mais de habilidade e paciência esta deficiência seria superada). Conclusão:
Foi uma compra errada. Ficou na bancada e utilizei (acredito) para cerca de 3
trabalhos em corte de M.D.F (para este fim ela é excelente). Adquiri uma Makita
SJ 401 com velocidade variável (400 a 1.600 RPM) para substituí-la e
posicioná-la no local da Ferrari (por isso a falta de espaço).
A
seguir descrevo o passo a passo do envio da máquina:
-
Embalei-a na caixa da ferramenta que adquiri para substituí-la;
-
Protegi o equipamento o máximo que pude (com folhas de jornal e plásticos) e, nesta
mesma caixa, coloquei o Manual;
-
Me dirigi aos correios (a abertura dos parênteses se torna necessária para que
todos saibam que esta foi primeira vez que efetuei uma venda para outro estado
utilizando o Correio e Telégrafos como transportador – até aqui, também, não
tenho como culpar esta eficientíssima empresa pública).
-
No Correio e Telégrafos fui indagado sobre “segurar” o equipamento. O diálogo
foi assim:
-
Por que o senhor não faz o seguro?
-
Respondi: - Não vejo necessidade, pois se o equipamento necessita ser segurado
que façam vocês. Entendo que a responsabilidade para o objeto chegar ao destino
incólume, agora pertence a vocês. Não tenho mais responsabilidade sobre ele.
O
comprador alegou que a máquina chegou quebrada e faltando o Manual de
Instrução. Que o reparo ficou em R$ 70,00 e que gostaria de ser ressarcido
deste valor. Pois, não foi ele quem quebrou a máquina.
Estou ressarcindo o valor ao comprador
(estou na dúvida se ele tem culpa ou não; na dúvida, fico com o prejuízo para
que eu pague com a minha ingenuidade e absoluta incapacidade de permanecer
imaginando que tenha causado danos a terceiros). Que, aliás, nem foi prejuízo (pelo menos teoricamente com a apresentação dos números);
adquiri este equipamento há 03 anos por R$ 180,00, esta quantia corrigida pelo
IGPM traz o valor de R$ 214,67 para os dias atuais, caso eu aplicasse a mesma quantia, no Ativo - Poupança, eu teria disponível para saque a quantia de
R$ 219,54, conforme é permitido aos brasileiros tendo em vista a manipulação dos índices
que medem a inflação em nossa frágil economia. Enquanto que o valor da máquina
nova é de R$ 588,00 (o menor preço que encontrei na Internet).
Aprendi a lição: Se houver uma próxima transação que seja
necessária à intermediação dos Correios é melhor fazer o seguro. Portanto,
todos façam o Seguro oferecido pelo Correios, que é a única garantia de você proteger
o seu lucro e sua imagem de bom vendedor junto ao Mercado Livre (que para mim não tem qualquer efeito, a minha dignidade é a forma que utilizo para me relacionar com pessoas e clientes nunca será maculada por um apontamento negativo neste site).
Deduzindo:
Cheguei a seguinte conclusão: O erro foi meu. Quis ganhar mais do que merecia em
uma máquina com pouquíssimo uso. Tal prerrogativa pertence aos comerciantes ou fabricantes,
um mero cidadão não tem direito a auferir lucro, a ele só é permitido consumir e
pagar impostos (ICM – IPI e por aí a fora).
Em relação ao
aspirador de pó que adquiri, utilizei duas vezes e apresentou defeito – não vou
reclamar. Já pensou se escuto o seguinte: - O aspirador não tinha qualquer
defeito, a meu ver o senhor não gostou do equipamento e arranjou desculpas para
devolver a mercadoria. Seria o “fim da picada”. . . Para quem não conhece a
expressão e o que ela significa, aí vai: “tudo de ruim que pode ocorrer em uma
determinada situação, algo que não deveria acontecer”.
Adquiro estes equipamentos para minha
diversão, portanto não pode ser diferente quando, por qualquer motivo, me
desfaço deles.
Desculpem a postagem, não é o que
pretendia. Mas, precisava alertá-los para que não ocorra com algum de vocês o
fato bastante desagradável por qual passei.
Contudo, se Deus permitir, amanhã acabo a encomenda que meu sócio fez
para presentear sua esposa e estarei postando para que todos conheçam um pouco
mais da técnica, que cada dia (acho) melhora um pouco mais.
Pelo menos vou ficar com minha consciência tranquila e a leve
sensação de ser um perfeito idiota (Isso não é nada; sinto-me um idiota todos
os dias quando vejo as manchetes nos jornais que nem mais tenho o prazer de
lê-las, e me acho um perfeito idiota em um único dia quando sou obrigado a
votar nos dirigentes que determinam o futuro de nossa amada Pátria. . .)
Um forte
abraço a todos que por aqui passarem.
Essa serragem toda solta?rs... Mas pensando bem, há tanta cara de pau por aí que devemos respirar serragem,rs... Que pena esse acontecimento.Mas fica o aprendizado,não? abraços,boa sorte! chica
ResponderExcluirQue transtorno!! Limpar a serragem é fácil, o difícil é lidar com a falta de profissionalismo ou integridade no sosso país, infelizmente...
ResponderExcluirMas, pelo que vejo você administrou tudo muito bem, e contabiliza agora um pouco mais de experiência em se tratando de vendas pela internet/correios...
Uma ótima semana
Denise
Que irritação, que irritação.
ResponderExcluirNo ano passado, passei muito nervoso e preocupação com uma encomenda que fiz de amigas artesãs.
Os correios, os correios...affffffffffffffffffffff
A caixa da encomenda estava simplesmente há quase 10 dias em um quartinho no meio de milhares de outras caixas e ninguém localizava.... - foi essa a resposta que me deram...quartinho????? ...chegou em minhas mão totalmente amassada...
Grata pelo alerta do seguro...eu nem sabia que existia...nunca fui orientada sobre!!!
E, olha que já enviei presentes fora do país!!
Essa sensação de ser "boba" diante da politicagem desse nosso país, eu também tenho...
Abraços, tenha uma semana bem bonita!
Lígia e =^.^=
Que coisa chata, Osvaldo!
ResponderExcluirVárias vezes vou colocar coisas no Correio, com valores bem menores que o seu e nunca faço o seguro, embora várias vezes leio as pessoas dizendo da importância de fazê-lo, mas assim como vc, penso: onde está a responsabilidade do prestador de serviço? Antes, o Correio brasileiro era uma das empresas mais sérias que tínhamos; hoje em dia, o negócio ficou bem diferente... Já cheguei a ver vídeos do desleixo como carregam e descarregam pacotes. Mesmo escrevendo na caixa "frágil", já ouvi a pérola da atendente dizendo "que aquilo nada adiantava". Pode???
Mas, agiria como vc. Infelizmente, muitos agem de má fé, mas a consciência tranquila compensa qualquer mal.
Boa postagem de alerta, obrigada.
Abração e ótimo dia.