quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Marchetaria simples em prateleiras, caixa porta trecos e caixa porta joias.

                Estas prateleiras (total 03) foram confeccionadas sob encomenda. Procurei inovar nos motivos (fixando-os em alto relevo para uma maior visualização, pois elas serão expostas em um plano superior). Como todos já devem ter percebido os motivos abstratos - onde prevalecem as figuras geométricas - são o que mais me agradam. Acredito ser fruto da fascinação e admiração que tenho em relação às obras de HERCULES BARSOTTI ( Artista Plástico Neoconcretista  e Designer Publicitário  - creio já ter comentado a seu respeito).

         Prateleiras para área de churrasqueira: Substrato em MDF - frente e verso em folheado Freijó; desenhos geométricos (abstratos) em Figueira Branca e Cedro tingido em Mogno Natural (para maior realce). Acabamento em Verniz Naval (para mobiliários de uso externo).







            Essa caixa porta trecos é o primeiro trabalho (sendo o primeiro, precisa ser aprimorado) usando a técnica de recortes com arco de serra e serrinhas tipo "cabelo". Estas serras têm a espessura de uma agulha de costura (extremamente maleáveis e eficientes apresentando cortes perfeitos sem deixar espaços entre as junções dos folheados escolhidos para o projeto). Necessita ser manuseada com extremo cuidado devido sua fragilidade (quebra ou estoura sua haste). A qualidade do corte é fator preponderante para a maestria do projeto.

           O substrato é uma caixa em MDF (confecção própria). Os folheados são: Figueira Branca, a rosa em Mogno (restos de folheados encontrados em uma Marcenaria de um amigo) e o talo em Ipê. Presenteei M Ruiz (minha bela e querida esposa). Espero que ela goste.





    Esta caixa foi criada para homenagear as minhas caras Artesãs do Patchwork (incluindo minha esposa M Ruiz). Seu desenho, na modalidade homenageada é chamado: Seminole. Na Marchetaria, simplesmente, "Filete Marchetado". Este filete tem inúmeras utilidades em acabamentos de mobiliários. Versáteis, podem ser confeccionados utilizando inúmeras variações de estampas que poderão ser visualizadas futuramente neste Blog.

    O substrato é uma caixa em MDF (confecção própria) - Tampo e suas margens laterais em Folheados Jatobá, Marfim Palha (folheado pré-composto) nos filetes, curupixá e o losango em folheado pré-composto tipo Noce Canaletto Linheiro. A caixa foi toda revestida em Marfim Palha.aa


Aqui é o Filete confeccionado como início do projeto. Sua composição é especificada acima.


12 comentários:

  1. Meu presente ( a caixa) é lindo, lindo!!! A madeira clara fica acesa, rs, tem um brilho sem igual. E o desenho da rosa ... ficou maravilhoso. Amei!!!
    E agradeço a homenagem para as artesãs do patch. Este seminole, rs, na madeira é incrível mesmo.
    Parabéns, você é demais!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Difícil saber qual o projeto mais bonito... a caixa da Marcia é de uma delicadeza sem fim, aí vem o seminole que faz todas as amantes do patchwork babarem... Parabéns pela criatividade... Não pensa em abrir uma lojinha virtual???
    Um ótimo fim de semana
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me agrada que tenha gostado. Quanto à Loja Virtual, falta muito. Os trabalhos ainda são bem simples (adquirindo experiência para projetos mais complexos e mais profissionais). Aí sim! Quem sabe. Mas, expor os mobiliários restaurados e prestar serviços nesse âmbito não abro mão. Inclusive adquiro móveis antigos restauro-os e vou acumulando para uma futura loja (Brechó e Antiquário). Mas, preciso me aposentar primeiro.
      Um ótimo fim de semana para você também.

      Excluir
  3. Oi Osvaldo,
    Como a Denise disse acima, difícil dizer qual o mais bonito, cada um tem sua peculiaridade, amei a caixa com flor, e o seminole, nossa... demais. Mas vc sabe que a gente já tinha dado uma espiada nele né? kkkkk
    Parabéns pela criatividade, pela homenagem as artesãs, e pelo capricho. Ah... e pela esposa tbém!!!!
    bjão pra vocês

    ResponderExcluir
  4. Oi Diva,
    eu já perdoei, pois a intenção - todos perceberam - era criar uma expectativa para as seguidoras do "Patches by Márcia Ruiz" visualizarem meu Blog. Isso se chama "Merchandising". E ela é muito boa nisso. Obrigado pela sua presença. A homenagem que fiz a vocês foi merecida. O trabalho que vocês fazem é muito mais complexo que o meu.
    Um excelente final de semana extensivo aos familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ OSVALDO!LINDOS TRABALHOS!!
    AMEI A CAIXA COM A ROSA,FOI A QUE ME CHAMOU MAIS ATENÇÃO,POIS ADORO FLORES..ENFIM VC ARRASOU NO TALENTO!!
    GRANDE ABRAÇO!!
    BOM FIM DE SEMANA!
    SILVANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha "ídala" (sic)
      A rosa foi unanimidade. Contudo, por ser a primeira na técnica discriminada, não saiu com a mesma qualidade que você apresenta em seus trabalhos. Neste novo Post utilizei a mesma técnica (acho que aprendi) e o resultado foi extremamente satisfatório.
      Uma semana produtiva e de bastante sucesso.
      Osvaldo Ururahy

      Excluir
  6. Olá

    Vim a agradecer a vst e a gentileza em seu comentário!!!

    Seu trabalho é impecável,parabéns maravilhoso!!!
    Difícil encontrar um profissional com tamanho capricho e perfeição...........

    A rosa na caixa,ficou D+ lindíssima!!!!!
    Uma ótima semana
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia,
      não é necessário agradecer-me. Eu que fico agradecido de poder visualizar os belos trabalhos que você faz. A rosa foi unanimidade. Que bom! Mas, tem defeitos. Foi a primeira que fiz com a técnica que citei. Contudo, neste novo Post utilizei-a novamente e o resultado chegou bem próximo da perfeição.
      Uma ótima semana para você e todos os seus.
      Osvaldo Ururahy

      Excluir
  7. Oi Osvaldo, tudo bom?
    Nossa ficaram lindas, a rosa ficou maravilhosa!
    Parabéns pela dedicação aos trabalhos, são sempre muito bem feitos!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caçulinha,
      que bom vê-la por aqui.
      A Rosa foi a primeira que fiz com a técnica discriminada acima. O motivo foi aleatório e copiada da Web. Portanto, apesar de ter um visual bem bonito existem falhas de qualidade que, aperfeiçoando, levará até vocês belíssimos trabalhos (espero). No post que será publicado ainda hoje, usei a mesma técnica com um resultado bem próximo da perfeição.
      Abraços e uma excelente semana a você e a todos que ama.
      Osvaldo Ururahy

      Excluir