domingo, 8 de setembro de 2013

Marchetaria "O Lobo e a Lua" (Simbolismo)

Confeccionado por encomenda. Desenho fornecido pelo cliente, bem como a escolha da padronagem.

Material:
Substrato: Compensado de 12 mm (material de demolição)
Folheados:
Imbuia (parte frontal e Moldura);
Ipê Negro e Freijó (perfil do Lobo);
Marfim Palha - pré composto (filetes moldurados):
Rádica Fresno (Lua)
Dimensão: 50 x 35 cm

Considerações: Foi utilizado a técnica de arco de serra de Ourives e serra cabelo nº 01. Há defeitos, mas o cliente gostou. Pedi permissão para confeccionar outro utilizando outros padrões. O Cliente permitiu, com a condição: "se agradar é dele".
Como já informei raramente repito projetos. Mas, o trabalho poderia ter mais qualidade e, por isso tomei essa decisão.






17 comentários:

  1. Oii Osvaldo, tudo bom?!
    Olha só que bonito que ficou! Adorei!
    Parabéns de novo, seus trabalhos são sempre muito bonitos! :)
    Uma boa semana pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer,
      Este projeto foi extremamente complexo devido aos cortes que geraram peças muito estreitas, portanto, quebradiças. Foram 02 dias trabalhando neste projeto. Assim mesmo não ficou a contento. Vou fazê-lo bem melhor da próxima vez, com detalhes que o cliente não aprovou (esta imagem é uma réplica de sua tatuagem) com exceção da lua que foi acrescida a seu pedido.
      Uma semana e tanto para vocês tamém.

      Excluir
  2. Muito lindo! E o trabalho que você teve ( presenciei, ui!!! ) ... só um verdadeiro artista mesmo. Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esposa,
      você é bem suspeita para elogias, mas, acredito. Você presenciou o "caminho das pedras"
      Bjs. para você também.

      Excluir
  3. Osvaldo, você é uma pessoa super perfeccionista né? Onde tem defeito aí? Ficou lindo! Imagino o trabalho que tenha dado, todos esses detalhes no lobo. Na minha humilde opinião, perfeito!
    Mas...de qualquer maneira, se você achou que esse não ficou tão bom, aguardo ansiosa o próximo, pois deverá ser magnífico!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é Diva. Esse perfeccionismo ainda me mata. Os defeitos que reporto não aparecem nas fotos. São defeitos que com alguns macetes eles se tornam quase imperceptíveis. A maestria na Marchetaria está em não necessitar reparos (maquiagem), ela tem que ser "limpa" em seu acabamento. Os encaixes necessitam ser perfeitos e, demais a mais, não foi permitido meus pitacos em relação ao desenho. Como comentou M. Ruiz - A cabeça flutuando no espaço não caiu bem. Grosso modo concordo com ela, mas o motivo é recheado de simbolismo. Uma reprodução fiel de uma tatuagem no braço do cliente. Tentarei fazer um belo trabalho para agradar seus olhos.
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ OSVALDO!
    BOA NOITE!
    AGRADECENDO E RETRIBUINDO SUA VISITA,E SOBRE ''O LOBO E A LUA'',DIGO QUE GOSTEI MUITO DO TRABALHO E DAS CORES QUE SE DESTACARAM MUITO,PRINCIPALMENTE O LOBO QUE ADQUIRIU UM TOM MAIS ESCURO E SE DESTACOU MAIS QUE OS OUTROS TONS!
    E OS DEFEITOS QUE VC CITOU SÃO QUASE QUE INVISÍVEIS...POIS NA MINHA OPINIÃO ESTÁ PERFEITO!!
    PARABÉNS PELO TRABALHO!
    ABRAÇO!!

    SILVANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      que bom que tenha gostado. Os trabalhos em Marchetaria ficarão em "stand by". Tenho vários mobiliários para restaurar e estão um pouco atrasados (tive problemas em encontrar os materiais de acabamento que gosto de utilizar - só em Sampa que se tem essa facilidade). Como só contrato trabalhos que o cliente não tem pressa em recebê-lo de volta não tenho problemas.
      Obrigado pela presença.
      Abraços.

      Excluir
  6. Olá Ururahy!!!
    É assim que devo chamá-lo ou outro nome?
    Olha não consegui chegar antes pra comentar.... expliquei para a Marcia...rsrs
    Obrigada pelos comentários e gosto muito das corujas como dos outros animais e natureza também. A minha filhinha tem um livro com várias espécies de corujas e só à pouco tempo fiquei sabendo um pouquinho sobre elas.... Você é muito inteligente!!!
    Esses dias fui mostrar teus trabalhos para o meu esposo, ficou encantado com a perfeição!!!
    Se possível responde em meu email: Qual o valor de uma caixa mais ou menos 20x30 ou outras medidas com o desenho de um violão? Gostaria que se possível um dia eu encomendar para presentear meu esposo.... É tudo muito lindo e perfeito!!!
    hcsantos@hotmail.com
    Abraços,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Olá Cláudia,
    É assim que a maioria me chama no meio profissional (a pronúncia é exatamente como se escreve, como se tivesse acento agudo no y). Aqui todos me chamam Osvaldo (acho que é mais rápido de escrever e, no teclado a letra Y tem que ser procurada - como todos tem pressa. . . )
    Fiquei satisfeito em meu trabalho ter-lhes agradado (estou engatinhando e o tempo é deste tamanho: = esse sinal significa o indicador paralelo ao polegar rsssss.) Ah! corujas; aqui em casa é pena e pio para tudo que é lado. Vou enviar uma mensagem
    solicitando detalhes sobre o que necessita. Obrigado pelo elogio e comentário. Sejam sempre bem vindos.
    Abraços a você e seu esposo.

    ResponderExcluir
  8. Osvaldo,
    Passando para te dar parabéns, vi lá na Márcia que hoje é seu aniversário. Desejamos a você tudo de bom, muita saúde, disposição e inspiração pra continuar fazendo trabalhos tão bonitos.
    A gente te chama de Osvaldo porque aqui é tudo mais informal tá, aqui a gente é tudo "chegado"...kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Diva,
    é tudo que desejo, principalmente pelos amigos e amigas virtuais que ganhei com esse Blog. Não me importo como me chamem, o importante é que me chamem, enquanto não estou só na lembrança.
    bjs. à família Annis.
    Acima, ao responder o comentário de nossa amiga Cláudia, quanto à letra "y" - foi tudo brincadeira é que esqueci de colocar RSSSSS. . .

    ResponderExcluir
  10. Olá Osvaldo!!!

    Parabéns, que Deus te dê muita saúde, paz, amor e muita felicidade!!!
    Estou chamando de Osvaldo mas, acho que vou chamá-lo de Ururahy, é mais forte e foi assim que comecei a falar com você...rsrs
    Olha este mês de setembro é meu e de minha mãe também, ontem foi o dia dela e dia 20 é o meu....
    Felicidades Ururahy!!!

    Abraços
    Cláudia

    ResponderExcluir
  11. Olá Cláudia,
    Que bom! família de Virginianos. É necessário uma grande dose de paciência para compreender-nos. Veja uma breve definição sobre nosso meio de encarar as coisas da vida: "Se você escolheu nascer na época do ano em que o Sol cruza o signo de Virgem vai ter a vida toda para responder à pergunta de uma esfinge implacável. Ela quer saber em qual atividade você pode se considerar um mestre e quais os resultados que o seu trabalho dá. O segredo dos virginianos é a capacidade que eles tem de ver as coisas pequenas e o compromisso com a perfeição. O signo de Virgem é um dos mais mal compreendidos do Zodíaco. Muita gente que acha que entende de astrologia diz que virginianos são uma gente sem graça, crítica, detalhista... o tipo de gente que passa o dedo nos móveis para ver se tem poeira. Mas basta pensar um pouquinho para perceber que o céu não reservaria 1/12 do seu espaço para esse tipo de mesquinharia. O que acontece com os virginianos é que eles tem uma enorme capacidade de ver os detalhes. Por causa disso, percebem imediatamente e sem fazer nenhum esforço que a faxineira colocou o porta-retratos três centímetros mais à direita do que estava antes. O interessante é que eles pensam assim. Só conseguem compreender alguma coisa depois de uma análise minuciosa. E analisar quer dizer dividir em pequenas partes. Essa maneira de ver as coisas muitas vezes faz deles excelentes pesquisadores ou matemáticos brilhantes. Quando crianças, costumam desmontar os brinquedos para ver como funcionam. Não há nada de destruidor nisso, eles estão apenas ensaiando a fantástica habilidade que vão ter mais tarde para montar, desmontar e consertar as coisas. Para eles o mundo é um enorme quebra-cabeças em que todas as peças precisam estar no lugar certo. Mas, para que possam se sentir confortáveis e bem encaixados neste conjunto, eles precisam se sentir úteis. Mais do que isso. Precisam desenvolver uma habilidade produtiva e se sentir indispensáveis por causa dela. Porque pertencem a um signo de Terra, só dão valor às coisas que possam dar um resultado concreto. Os “São Tomé do Zodíaco” só acreditam no que podem pegar. Até mesmo o amor precisa ser expresso em serviços. Não adianta dizer a um virginiano que você gosta dele. Ele vai querer saber o que você é capaz de fazer por ele".
    Obrigado,
    desejo o mesmo à sua mãe, com um pouco de atraso.
    Abraços a todos os familiares.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei meio fora do blog por uns dias.... e só agora estou atualizando as visitas... Olha Ururahy, sei bem o que é lidar com um lado perfeccionista... não adianta todos falarem que não tem defeito, a gente vê e quer aperfeiçoar... te entendo "perfeitamente", no entanto eu também não vejo defeito algum rsrsrs aliás não posso sequer imaginar o passo a passo deste quadro com detalhes tão significativos!!!
    Abraços
    Denise

    ResponderExcluir
  13. Olá novamente (não tem jeito de mudar rsss)
    O perfeccionismo está presente em todo ser humano ("O Ministério da Saúde adverte: Em doses homeopáticas é saudável, mas seu excesso provoca distúrbios podendo atingir seu cônjuge. M Ruiz fica irada - gargalhada), todos nós gostamos de apreciar algo bem acabado. Acredito que, no meu caso, ele ultrapassa os limites do bom senso. Sou um crítico de tudo que faço e procuro não repetir a fórmula até encontrar o melhor método. Poucas vezes você me verá plenamente satisfeito. O projeto foi complexo, pois, resultou peças muito e estreitas e, portanto, quebradiças (emendas e maquiagens e que deixaram o trabalho à desejar).

    ResponderExcluir