domingo, 1 de setembro de 2013

Quadro em Marchetaria Motivo Floral II

Quadro em motivo Floral:
Confeccionado para Márcia Ruiz (minha esposa). O motivo foi escolhido por mim. Nesta peça as fotos espelham a realidade. 

Material: 
Substrato: MDF de 9 mm;
Folheados: 
Freijó (Estampa principal);
Mogno Africano (pétalas e botão);
Marfim Palha - pré composto (filetes moldurados);
Peroba Vermelha - (folhas, talos e molduras);

Considerações: Normalmente neste projeto se utiliza a técnica de arco de serra para ourives e serra nº 01 para corte em "bolacha". Contudo, nesse final de semana, eu não estava inspirado (nada deu certo), dois projetos foram totalmente danificados e, como destino, o lixo. Portanto, decidi pelo método mais fácil (técnica da janela). Sendo que, ao inverso. Pois, a técnica da janela você utiliza o desenho pronto contornando-o com o estilete. No caso utilizei a matriz - postada anteriormente - para confeccionar o desenho. O resultado foi bom. Mas, o importante foi que ela gostou. A Peroba Vermelha é um dos mais belos folheados que já utilizei. Ele tem um tom alaranjado, ótimo para projetos onde há incidência de luz solar.
Não gosto de repetir projetos. Até então resisti. Este projeto foi o primeiro a pedido de M Ruiz. 
Dimensão: 48 X 33 cm. 




11 comentários:

  1. UAU!!!!! Ganhei meu quadro!!!! LINDO!!!
    Sei que foi feito com muito amor, pois como mencionou, padeceu um pouco para fazê-lo. Há dias em que as coisas não saem como queremos. Você não desistiu e trabalhou nele para poder me presentear. OBRIGADA! AMEI!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sei muito bem como é... tem dias que pensamos, elaboramos e não sai nada como queremos... já descartei muito material por conta disto! Mas o que vale mesmo é tentarmos novamente, e olha só o resultado! Maravilhoso!! Parabéns ao artista e parabéns a Marcia que ganhou o presente!
    Uma ótima semana ao casal!!
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      como era de se esperar aconteceu comigo. Mas, foi muito bom.
      Pensando dominar a técnica deixei a humildade de lado e cometi erros totalmente previsíveis.
      Que bom ter gostado. Não é aquela maestria (meu exercício de humildade), mas o visual se enquadrou dentro do planejamento.
      A princípio, ainda na fase de montagem, M Ruiz colocou seu olhar crítico e comentou: - Não gostei da folhagem com o mesmo padrão da moldura! Não dava para fazer mais nada (outro projeto para o lixo). Pensei: Ah não! Vou terminá-lo mesmo que tenha que pendurá-lo na recepção do escritório. Depois do acabamento ela disse que adorou. Não estou muito convicto (outro exercício de humildade), mas. . .
      Uma excelente semana extensivo aos familiares.

      Excluir
    2. Denise,
      esqueci de um detalhe se tiver alguma ideia quanto ao motivo envie o desenho. Se for possível transformá-lo em Marchetaria o farei.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Taís,
      ficamos satisfeitos com a sua presença. Venha sempre que quiser "a casa é sua" (bem antiga a expressão - mas, simpática e condiz com a minha data de nascimento antiga).

      Excluir
  4. Oi Osvaldo,
    Puxa, é tão chato quando isso acontece, todos temos esses períodos de falta de inspiração, mas o importante é que isso passa. Mas mesmo, sem inspiração, o resultado final foi maravilhoso, fico imaginando se você tivesse inspirado então...rs
    Uma ótima semana para vocês!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Diva,
    como é bom vê-la por aqui. Mas, não foi chato não. Foi bem a propósito, assim exercito minha humildade; tomando conhecimento que não domino totalmente a técnica. Pois, o que faltou foi exatamente isso: Humildade. Os erros eram bastantes previsíveis e a segurança com que parti para finalizar os projetos ultrapassou todos os limites de razoabilidade (até na reação) inerentes a todos os Artesãos.
    Um bj para vc também.

    ResponderExcluir
  6. Oi Osvaldo,
    Inspiração vai e vem né?É ruim quando ela vai mesmo. :(
    Mas o quadro ficou lindo, muito bem caprichado!
    Uma boa semana pra vocês!
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Oi Osvaldo,
    Inspiração vai e vem né?É ruim quando ela vai mesmo. :(
    Mas o quadro ficou lindo, muito bem caprichado!
    Uma boa semana pra vocês!
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Olá Jennifer,
    Elogio dobrado vale por 04. Vou tentando me aproximar da qualidade apresentada nos seu projetos.
    Abçs a todos.

    ResponderExcluir