domingo, 15 de setembro de 2013

Restauração Escrivaninha Antiga

RESTAURAÇÃO ESCRIVANINHA ANTIGA

ANTES:
Escrivaninha em Cedro Rosa confeccionada sob encomenda nos anos 50, pela mãe do proprietário. 


DEPOIS:

                             





Solicitação: Limpeza geral, substituição dos puxadores, trocar todos os folheados danificados, troca do acabamento em verniz por cera.










A seguir a restauração finalizada:







Considerações: 
- Limpa e higienizada;
- Todos os folheados danificados foram trocados;
- O acabamento em verniz foi substituído por cera;
- Os puxadores foram substituídos por outros em tonalidade "Ouro Velho".

O visual está magnifico com aparência de um mobiliário bem cuidado.

22 comentários:

  1. Olá,

    Muito bonito a restauração, a escrivaninha ficou linda! Gosto de trabalho em madeira e admiro quem sabe fazer machetaria. Fico só com a "falsa" feita com pintura.
    Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina,
    Foi um trabalho extremamente complexo (pelas fotos do antes dá para imaginar), pois além dos maus tratos que sofreu ela tinha peças soltas, empenadas e completamente fora do esquadro. Contudo, saiu dentro do planejado. O trabalho em Marchetaria é confeccionado enquanto não entram mobiliários para restaurar (gosto de ambos, mas recuperar uma peça antiga e cheia de histórias é bem mais gratificante).
    Agradeço pelo comentário.
    Seja sempre bem vinda

    ResponderExcluir
  3. Olá Osvaldo!!Boa noite!!
    Quando vi esta escrivaninha antiga,de imediato viajei no tempo...nos meus anos dourados...acho que aos 15 mais ou menos...eu tinha uma escrivaninha que me parece.. buscando na lembrança...ela era daquelas que se fechava com uma tampa de correr ,que ficava parecendo um baú...não sei se me entende ,e dentro tinha várias gavetinhas e compartimentos, sua mesa era meio redonda e tinha largas gavetas na lateral , olha Osvaldo eu amava aquele móvel meu Pai que me presenteou pois sempre soube que admirava e gostava de peças antigas , eu fazia minhas lições da escola e também..rsrs..já naquela época meus artesanatos naquela mesa que tanto gostava...não sei ao certo porque me desfiz dela...tínhamos que nos mudar e na outra casa não teria espaço...depois me arrependi..vc me trouxe a nostalgia de lindas lembranças de minha adolescência e saudades também...
    Agora meu parecer para seu trabalho Osvaldo...sem muitas palavras, ficou simplesmente PERFEITO , ela ficou linda e totalmente repaginada!!Sem falar nos detalhes dos puxadores em ouro velho..Amei!!
    Parabéns Amigo!Belíssimo trabalho!!
    Ótima semana!
    Abraço!


    Silvana

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvana,
    Não cheguei a ver uma escrivaninha conforme sua descrição. Mas, como a fez com muita propriedade deu para imaginar como seria. Tenho uma história parecida com a sua: Ganhei uma de presente de minha Vó materna, acredito que tinha por volta de 13 anos. ela era mais moderna, inclinava para utilizar confeccionando desenhos. Dela, ainda hoje, tenho a luminária que fica sobre minha bancada de trabalho. Porém, como você, não faço ideia de como me desfiz desse mobiliário.
    Que bom que tenha gostado. Como foi difícil encontrar os puxadores que encaixasse nas gavetas, pois, elas formam um alto relevo na parte frontal. Tive que entortá-los no torno utilizando alicate de pressão até chegar ao formato que se encaixasse com perfeição. Retirei todos os defeitos, tais como: empenos, acertei os esquadros (duas gavetas entravam forçadas e as outras - inclusive a do meio - com folgas. Agora estão no mesmo padrão. A parte interna foi toda higienizada (água oxigenada 40 volumes) tinha muito bolor e dois corredores de gavetas estavam desgastados (resolvi colando frisos de madeira até chegar à altura ideal). A vantagem que mantive 90% de sua originalidade, pois não deu para salvar os folheados.
    Obrigado. Qualquer dia desses estarei tão eficiente quanto você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Osvaldo!
    Se você soubesse o tanto de gente que vejo procurando uma escrivaninha dessas, ah...acho que vc sabe né, a procura por esse estilo é grande.
    Ficou linda!!
    Parabéns.
    bjo a vocês

    ResponderExcluir
  6. Sei sim Diva,
    eu mesmo deixando a ética de lado, propus. . .Assim, não muito descaradamente - nas entrelinhas. . .Sabe como é né? Mas, ao dissertar que a peça pertenceu à sua mãe, aí quebrou qualquer motivação. Caprichei mesmo, lembrança de mãe é coisa sagrada.
    Fico muito contente que tenha lhe agradado.
    Bjs e lembranças à família Annis

    ResponderExcluir
  7. Oi Osvaldo!

    Obrigada pela visita no meu blog! Como já disse pra Márcia, eu e o Hélio gostamos também de dar uma de "marceneiros". Então, eu sei o trabalho que você teve, para fazer esta transformação. Aqui na minha cidade se diria" não há dinheiro que pague..." Hehehe A escrivaninha ficou perfeita!
    Quanto aos armários, lá no meu blog, fique à vontade, são trabalhos de amadores, feitos com muito amor, para as filhas.

    Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris,
      Seu comentário não passou despercebido, eu o li com certeza. Nunca deixo de responder os comentários postados. Portanto, com atraso, agradeço sua presença e paciência em comparecer e comentar. Achei bastante criativa as incursões nesse segmento. Você e o Hélio estão de parabéns os armários ficaram ótimos, com certeza me inspiraram a transformar algo parecido. Espero ansioso uma oportunidade.
      Lembranças a todos.

      Excluir
  8. Que beleza.Lembrei de uma assim,na casa de minha mãe!!! Adorei teu trabalho! abraços,chica

    ResponderExcluir
  9. Olá Chica,
    que bom que tenha lhe agradado. Ainda mais por lhe trazer lembranças
    do lugar mais aconchegante do mundo (a casa de nossos pais que sempre se transformava na "casa da mãe Joana" rsssss). Puxe uma cadeira e seja sempre bem vinda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Vi tua poesia e escreves bem! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica,
      São tempos idos. Arroubos de juventude apaixonada. Hoje só escrevo petições, onde só teor principal é apreciado.
      Volte sempre, o seu entusiamo pela WEB é contagiante.
      Abraços.

      Excluir
  11. Olá
    Desculpe minha falha.
    Já editei e corrigi,meus amigos e amigas rsrsrsr

    Seu trabalho é perfeito,esta escrivaninha ficou maravilhosa!
    Tenho uma cristaleira,que era da minha querida Mãe.................a se eu morasse perto de vc.
    Com certeza faria a restauração tão sonhada por mim.

    Obrigado pela gentil vst e carinhoso comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia.
      Saiba que é um grande prazer vê-la comentando sobre meus projetos. Não me canso em comentar com M Ruiz sobre seus trabalhos. O que mais impressiona é o sombreamento, que considero grande o grau de dificuldade. Tendo em vista, a existência de um padrão único resultado da incidência de luz sobre o objeto e, no seus trabalhos você demonstra que nada é aleatório, o sombreamento está onde deveria estar. Obrigado pela visita e por ter aceitado à inclusão de héteros à visitação de seus trabalhos (rssss).
      Abraços

      Excluir
  12. Olá,

    Voltei para agradecer a visita e o gentil comentário. Fico lisongeada vindo de alguém com trabalhos lindos como o seu, obrigado pelo carinho.
    Quando a cadeira: é chinesa e muito comum em pequim. Tem um formato diferente e bem bonito. Os braços são sustentado com duas peças entalhadas. Os chineses trabalham muito bem em madeira e visitar as oficinas de marcenaria e entalhe era um dos meus passeios preferidos. Sou filha de um marceneiro e uma costureira e não fugi aos meus na paixão pelos dois materiais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. olá Regina,
    Eu que agradeço. Vê-la apreciando os primeiros trabalhos de um aprendiz e simplório autodidata demonstra sua grandeza e fico eternamente agradecido pelo incentivo. Como você tenho parentesco direto com Marceneiros: avós (paterno e materno) ambos exerceram a profissão. Meu avô materno era construtor de barcos em Parati e o paterno fazia de tudo um pouco em Angra dos Reis (até incursões em Marchetaria). Tenho uma peça antiga nessa técnica feita por ele (aproximadamente uns 70 anos atrás) que passará por reparos e limpeza e em breve será apresentada a vocês com intuito de homenageá-lo. A cadeira é maravilhosa e muito bem cuidada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    O resultado ficou maravilhoso. Mil vezes mais bonito que o original. Sou avessa a brilho em móveis. Gosto muito mais desse jeito.
    Perdoe a demora em passar por aqui. Estou em dívida com muitas pessoas!
    Quero parabenizá-lo pelo aniversário, mesmo tão atrasada. Que Deus lhe abençoe sempre e que consiga realizar todos os seus sonhos.
    Tenha um ótimo domingo.
    Abraço,
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,
      Fico agradecido por você ter encontrado um tempo para passar aqui em meu canto. Como você, entendo que móveis de interiores ficam com aparência mais natural utilizando a cera (ela é preparada aqui mesmo na oficina). Consiste na mistura de Cera de Carnaúba, Parafina e Cera de abelha (a mistura se dá em "banho-maria"). Após, acrescento aguarrás para chegar a consistência desejada. O resultado é um acabamento acetinado e resistente à água e derivados.
      Abraço e um ótimo domingo para você também.

      Excluir
  15. Perfeito! Uma escrivaninha restaurada e com cera no lugar do verniz, é o máximo da sofisticação, na opinião de uma leiga apaixonada pelo universo da madeira e afins...
    Na minha região até se encontra móveis antigos restaurados, mas são tão visivelmente comerciais que perdem um pouco do encanto... gosto mesmo é deste processo artesanal e personalizado... apesar do trabalho, vale a pena!!
    Ótimo domingo pra vcs
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      é o trabalho que mais aprecio. De vez em quando, enquanto a experiência não chega em seu auge, "apanho" muito. Imagino que o processo será fácil e acabo me deparando com verdadeiros "Balaios de gato". Mas, estou aprendendo. Espero um dia que meus instintos sejam capazes de prevenir desafios e contratempos; permitindo um planejamento mais eficiente. Assim, evitar perda de um precioso tempo.
      Foi bom você ter retornado.
      Para vocês também.

      Excluir
  16. Maravilhosa esta peça. Seu acabamento ficou perfeito.
    Vim agradecer sua visita e conhecer seu blog. Sou uma amadora na restauração, é pura paixão mesmo, não consigo ficar longe deste trabalho. É muito bom conhecer pessoas que dividam o mesmo gosto.
    Abraços e seja sempre bem vindo.

    Um sugestão, caso não conheça trabalho do Amauri, do blog http://restauromoleiro.blogspot.com.br/ dê um pulo lá, ele também dá dicas valiosas sobre restauro de diversos materiais.

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa esta peça. Seu acabamento ficou perfeito.
    Vim agradecer sua visita e conhecer seu blog. Sou uma amadora na restauração, é pura paixão mesmo, não consigo ficar longe deste trabalho. É muito bom conhecer pessoas que dividam o mesmo gosto.
    Abraços e seja sempre bem vindo.

    Um sugestão, caso não conheça trabalho do Amauri, do blog http://restauromoleiro.blogspot.com.br/ dê um pulo lá, ele também dá dicas valiosas sobre restauro de diversos materiais.

    ResponderExcluir