sábado, 19 de outubro de 2013

Garimpagem

Ontem, sexta feira, foi dia de "Garimpagem". Corri alguns Brechós e Ferro Velhos; Encontrei essas peças maravilhosas e úteis:

Na etiqueta constava o preço em NCZ$, portanto, final dos anos 80 ou início dos 90. O tampo exagerado no tamanho escondendo o que há de melhor. Sendo assim, o ignorei. Vou projetar um tampo menor para realçar esse pé, todo em cedro, e de beleza rara.





Estas peças serão extremamente úteis. A primeira, em ótimo estado e funcionando, é uma prensa elétrica que produz calor utilizada em Borracharia para reparos de câmaras de ar de pneus. A segunda, uma espécie de torno, as duas serão transformadas em prensas para trabalhos de Marchetaria menores, pois, a que tenho é para trabalhos médios e grandes, e sempre que tenho trabalhos de pequenas dimensões necessito improvisar. A terceira peça é um motor elétrico de 120w, funcionando perfeitamente, ele será utilizado para confeccionar uma lixadeira de bancada.






A estrela da noite: Máquina de Costura Sigma (fabricação portuguesa). Pesquisei sobre ela e encontrei o fabricante. Interessante é que, na pesquisa, só se encontra máquinas modernas (a fábrica se encontra em pleno funcionamento). Enviei por e-mail as fotos para um cliente que mora em Portugal, ele irá até a fábrica para colher maiores informações. Estou bastante ansioso: acho que estou com um objeto raro em mãos. Quem sabe o fabricante tem o Manual (será bastante interessante). Apesar do mau estado não falta nada em sua engrenagem, com exceção da correia, e funciona perfeitamente. A minha dúvida é quanto ao pé (não tem qualquer identificação) mas, espero que pertença à peça. Se alguém tiver informação sobre ela, por favor, me fale. Meu e-mail poderá ser acessado no "Perfil".











A mesa em processo de restauração. No momento não farei qualquer comentário as imagens falam por si. Espero aprontá-la no final de semana seguinte.









Um excelente final de semana prolongado a todos.

19 comentários:

  1. Olá Ururahy!!!
    Tudo bem meu querido?
    Estava lendo seu post e pensando: como este casal é inteligente!!!
    Acho lindo quem escreve bem e você é uma dessas pessoas... Parabéns!!!
    Ururahy é tão bom ver seus trabalhos... depois nos mostre o resultado.
    Gosto muito de São Francisco também!!!

    Abraços fraternos e uma semana abençoada a você e toda sua família!!!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia,
    M, Ruiz é sim. Eu nem tanto. Tenho dificuldades com pontuação, vai no instinto (rsss). Quanto à dissertação é ferramenta de trabalho (sou advogado há 25 anos).
    Que bom que você goste das coisas que faço, mas ainda tenho muito a aprender.
    Espero um dia poder merecer de verdade o carinho que vocês me transmitem.
    Abraços extensivos à família.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGO OSVALDO!
    Boa noite!
    Vejo que está com muito trabalho pela frente, heim?
    Vamos aguardar,e tenho certeza que voltarei aqui para apreciar tudo repaginado e com lindos resultados!
    Não tenha dúvidas que merece todo nosso carinho!
    Bom trabalho e ótima e produtiva semana!

    Abraços!!

    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      o problema não é a quantidade de trabalho, e sim o tempo para colocar em prática todas as ideias que surgem a todo instante.
      Obrigado pelo carinho.
      Abraços

      Excluir
  4. Bom dia, Ururahy! Garimpar peças em brechó é uma deliciosa aventura... no meu caso, garimpo louças antigas e algum mobiliário (meu marido enlouquece quando invento esse programa! rsrsrs) Vou aguardar ansiosa as suas restaurações... Quanto a máquina... quase entro dentro do computador... que preciosidade!! Parabéns pelas aquisições! A semana começa com ótimos desafios!
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      é genial! Mas, não sei se ocorre em sua região: os preços chegaram na estratosfera. É necessário muito cuidado na aquisição. Quanto á máquina, primeiro a boa notícia: achei somente uma desse modelo na Internet. Agora a não tão boa assim: o pé que vi não se parece com que eu adquiri. Portanto, grande chance de não pertencer à peça ou o modelo é diferente. Só aguardando notícias de Portugal. A semana incia com um desafio no escritório: a ausência de 02 funcionários (peças chaves). Estarei bastante sobrecarregado; Fazer o quê?
      Uma excelente semana.

      Excluir
  5. Olá,
    Que preciosidades você conseguiu adquirir! O pé de mesa é realmente muito bonito, ficará uma beleza com certeza.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,
      quando bati os olhos na peça não "titubeei". Ignorei o tampo por dois motivos: A peça tem 80cm de altura. O diâmetro do tampo excedia a proporção, causando um desequilíbrio visual muito acentuado. Tal desproporção permitiu crer sobre a possibilidade do tampo não pertencer ao projeto (você sabe o que os proprietários de Brechós fazem para enganar os totalmente leigos). Além do mais, o tempo que gastaria restaurando o tampo é substituído com louvor na confecção de outro e ele estava em péssimas condições. Era constituído de aglomerado com revestimento em folheado (baixa qualidade). Acredito que a confecção de outro tampo apresentará um visual mais harmonioso.
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi Osvaldo,
    Que lindo esse pé de mesa! Imagino que a máquina, depois de restaurada, será presente para Márcia...rs
    Já fico imaginando como tudo isso vai ficar....
    bjo e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Diva,
    Esse pé de mesa já deu o que falar. Até minha sogra implicou com ele.
    A máquina ainda tenho dúvidas se vou comercializá-la ou presentear M. Ruiz. Vai depender se é mesmo uma relíquia ou não. Pois é Diva, eu também, mais tenho que respeitar o tempo disponível que tenho para concluir tudo que está pendente, e não é pouco não!
    para você também Diva e à família Annis.

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo
    Fico encantada,vc realmente ama o que faz.
    Por isso as peças chegam as suas mãos assim.................e viram lindas obras de arte!!!!! Parabéns,sucesso nesta nova empreitada.

    Agradeço o carinho da gentil vst.
    Um ótimo final de semana,abraços ao querido casal!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia,
      realmente gosto muito. Nada Lúcia tive que "rodar" muito para achar essa peças. Sem contar o tempo negociando com os proprietários de Brechós e Ferro Velho. O pé de mesa e máquina de costura não estavam previstas, espero que tenha sido sorte, foi "amor a primeira vista". As outras peças foram planejadas e encontrei exatamente o que queria.
      Para você também Lúcia.

      Excluir
  9. Oi Ururahy!

    Que bela garimpagem, hem amigo? Imagino que você está com mil idéias e louco para coloca-las em prática... A Marcia deve estar de olho nesta linda máquina de costura... Apesar que este pé de mesa, também não fica pra trás...Um charme! Bom trabalho!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  10. Olá Iris,
    Foi uma bela garimpagem. Dei sorte no pé de mesa e na máquina, as outras peças já estavam previstas. Todas já estão projetadas, com exceção da máquina de costura, pois estou aguardando notícias de Portugal, bem como uma ajuda de Dom Moleiro (não sei como mexer nessa máquina).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá meu Amigo Osvaldo!
    Eu não poderia deixar de vir lhe agradecer pelas visitas e comentários em meu espaço!
    Muito Obrigado por sua atenção, sempre presente,tenho trabalhado muito e quase não tenho tempo para visitar outros blogs..mas o seu faço questão!
    Agora com a chegada do Natal,o serviço aumenta...Graças a DEUS!!

    Te desejo uma ótima noite e um lindo final de semana!

    Um Grande Abraço da amiga

    Silvana

    ResponderExcluir
  12. Oi Ururahy!

    Dando uma passadinha básica... Hehehe Sei que para produzir patchwork, vai mais ligeiro... Já no teu ofício, a produção vai mais devagar, sei bem o que é beneficiar madeiras, Precisa-se de muita calma e persistência!
    Um ótimo final de semana!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  13. Olá Osvaldo!
    Ando sumida né?! hehehehe
    Vai ter muito trabalho pela frente heim! Mas vale a pena :)
    Minha mãe tinha uma maquina de costura, só que da marca singer, uma verdinha, ai ai ela adorava aquela maquina, chegou até a colocar um pézinho elétrico pra poder costurar sem cansar tanto as pernas.
    A Márcia contou que você está internado! Tenha paciência que tudo dá certo! Você é forte, e vai superar isso facinho facinho ! õ/
    Melhoras e um abração! :)

    ResponderExcluir
  14. Oi Osvaldo, estamos sentindo sua falta!
    Ficamos sabendo que você não está bem. Saiba que estamos aqui mandando boas energias pra você. Meu marido também ficou muito doente alguns anos atrás, fez uma cirurgia no coração e hoje vive bem com uma válvula metálica. Tenha fé e força, que tudo vai acabar bem. Todos nós passamos por momentos ruins, mas como disse "passamos", então o seu vai passar também. Abraços da família Annis para vocês dois.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ OSVALDO!!
    ESTOU NA TORCIDA PELO SEU PRONTO RESTABELECIMENTO,TENHO CERTEZA QUE LOGO ESTARÁ VOLTANDO ÁS SUAS ATIVIDADES NORMAIS, SE DEUS QUISER!!!
    O QUE TEMOS QUE PASSAR NESTA VIDA,NINGUÉM PASSA POR NÓS..TEMOS QUE TER FÉ EM DEUS!

    TE DESEJO NA MEDIDA DO POSSÍVEL UMA ÓTIMA SEMANA!!

    SE CUIDA!


    UM GRANDE ABRAÇO
    DA AMIGA

    SILVANA

    ResponderExcluir