domingo, 30 de março de 2014

ACABAMENTO PARA PEÇAS MARCHETADAS.

     Recebi uma mensagem solicitando informações sobre o acabamento que utilizo nos trabalhos de Marchetaria. Achando que poderiam ser úteis a outros resolvi pela postagem. Não tenho a pretensão de postar um Tutorial, pois as técnicas são inúmeras e cabe a cada um procurar aquela que entender mais conveniente para chegar ao resultado planejado.

COLAGEM DAS PEÇAS MARCHETADAS NO SUBSTRATO:
- Na colagem dou preferência à cola de contato (conhecida como cola de sapateiro). Não é a melhor escolha, mas foi a que me adaptei. Com ela obtenho resultados mais rápidos (tempo para mim é essencial - tenho apenas um dia da semana para “Marchetar” – risos).
- Após a colagem se faz necessário a limpeza dos resíduos deixados pela cola, fita crepe e fita durex para embalagens, pois se não forem retirados, no processo de lixamento, eles empretecem (danificando o trabalho). Primeiramente utilizo serragem umedecida: com a mão esfrego sobre a área do trabalho e, após, retiro-a com um pincel. Espero secar; A seguir, com um pano limpo e levemente umedecido com solvente (levem o termo ao "pé da letra": “levemente umedecido”, o solvente é absorvido pelos folheados e poderão enfraquecer a colagem), finalizo a limpeza da área deixando a peça preparada para a raspagem (existem ferramentas especiais para esta etapa).

LIXAS:
- Dê preferência às lixas de qualidade (fazer economia nesse item é bobagem). Utilizo as lixas d’água, elas possuem uma vida útil maior, possibilitando ganho na produtividade (trocar lixas desgastadas na lixadeira orbital demanda tempo) e um acabamento mais requintado. 
       O processo de lixamento pode ser manual. Dou preferência às lixadeiras orbitais, pela rapidez, qualidade e por permitir passagens sem preocupar-me quanto à direção dos veios. Neste processo vai prevalecer a experiência e o resultado final que mais agrada. Isso virá com o tempo, mediante análise dos resultados.
      Inicie o procedimento com o grânulo que entender necessário (para madeiras rústicas: Grânulos entre 60 e 120. Madeiras trabalhadas ou folheadas: 150 ou 180). O Grânulo seguinte será sempre próximo ao percentual de 50% maior que o anterior (para um acabamento perfeito não se esqueça de contar as passagens).
- Superfície espelhada (alto brilho): 150; 220; 320; 400 e 600;
- Com a superfície mais natural: 150 ou 180; 240 ou 260 e 360 (este, com passagem 20% maior que a do grânulo anterior).
Importante: Não se esquecer de retirar o pó da área marchetada e, eventualmente, da própria lixa em etapas estabelecidas por você. Este procedimento é eficaz para um resultado compatível com o que se pretende.
     Após a peça lixada, com uma escova de cerdas macias, retire todo o pó resultado do procedimento anterior. A seguir, com um pano levemente umedecido com solvente faça a limpeza total com passadas rápidas e largas. Após este procedimento pode ser necessário lixar (poucas passadas – apenas para retirar o “arrepio” dos folheados) com grânulo 360 ou 600, dependendo da superfície desejada.

SELADORA:  
     A mistura da seladora com o solvente pode ser em porcentagens iguais, ou em uma parte de seladora para duas de solvente. A mistura é definida de acordo com o folheado a ser utilizado.

     Para o folheado mais poroso dou preferência à mistura em partes iguais.  De outra forma utilizo-a mais diluída.
 - Prepare uma “boneca” com algodão cru. Separe uma quantidade de algodão e com a palma da mão de encontro a uma superfície levemente áspera, sob leve pressão, faça círculos esfregando-o até ficar em uma forma ovalada e consistente.
      A aplicação da seladora e seu resultado são medidos de acordo com o acabamento pretendido (podendo até finalizar com o produto – mediante várias aplicações até chegar ao resultado desejado). Eu tenho preferência pelo acabamento acetinado em detrimento ao excessivamente brilhante. Portanto, na maioria das vezes, aplico 02 demãos. Sendo o folheado mais poroso até 03 demãos.
Importante: Entre as demãos de seladora, após a secagem, utilize uma lixa 400: Passe-a levemente - respeitando os veios - sem retirar o produto, apenas para eliminar “caroços” que surgem na superfície. A seguir com um pano limpo e seco retire a poeira.

CERA:
Uma grande maioria utiliza a Cera de Carnaúba (já vem preparada para o uso). Eu prefiro a cera para Marchetaria que tem a seguinte fórmula:
- Cera de Carnaúba em estado sólido;
- Parafina;
- Cera de Abelha;
- Aguarrás.
Esta etapa requer cuidados, pois utilizaremos fogo para diluir as partes sólidas.
Primeira Etapa: Em partes iguais junte a Cera de Carnaúba, Parafina e Cera de Abelha. Em “banho-maria” dissolva-as.
Segunda Etapa: Com aguarrás (muito cuidado o produto é inflamável) despeje em pequenas quantidades, e com uma colher de pau force a diluição até chegar à consistência desejada.
Terceira Etapa: Despeje a cera em um recipiente de alumínio; Aguarde seu esfriamento e tampe. A cera já está pronta para uso.

ENCERANDO AS PEÇAS:
Primeira Etapa: Após a secagem da seladora, que ocorre em média (dependendo da temperatura ambiente e grau de umidade) por 30 minutos. Utilize os seguintes procedimentos:
- Preparação da “boneca”: Corte o tecido (dou preferência ao algodão), que não produza fiapos ou outros detritos que possam arranhar as peças, com as seguintes dimensões: 250mm x 250mm;
- Com a ponta de uma faca ou espátula retire uma quantidade de cera proporcional à área a ser encerada. Deposite no centro do retalho. Junte as pontas de forma que se possa fazer um torniquete, vá torcendo até a cera sair pelos poros do tecido. A boneca pode ser reutilizada. Portanto, guarde-a no próprio recipiente onde é armazenada a cera.
- Passe como se estivesse escrevendo a letra ”e” – minúscula.  A seguir, passe em direção aos veios da madeira. Espere secar. Na maioria das vezes uma demão é suficiente para se obter uma leve camada. Mas, dependendo do folheado pode ser necessária uma segunda demão.
- Após a secagem com uma escova (daquelas utilizadas para engraxar sapatos) com cerda dura passe até o excesso de cera desaparecer da superfície. Dê o brilho com uma flanela limpa e seca (prefiro meias em malha de algodão que encaixam perfeitamente na escova produzindo um melhor resultado e com menos esforço).

     Existem vários produtos para acabamento, inclusive àqueles onde as peças receberão produtos comestíveis; O citado é o mais usual e voltado para as peças de exposição interna.  


    Bastante atenção às especificações dos fabricantes, principalmente quanto aos itens de segurança. Utilize equipamentos de proteção e trabalhe em um ambiente bastante arejado. Não armazene os produtos em ambientes fechados, alguns são passíveis de combustão espontânea.

   Boa tarde, Simone. 
Espero ter sido útil e sempre que necessitar, dentro do possível, estarei pronto a repassar informações.
Lembranças de Osvaldo Ururahy.

12 comentários:

  1. Essa matéria é ótima, a maioria destes acabamentos também são usados na tornearia, só que em aplicações diferentes, o artigo ficou bem explicado, valeu.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Danilo!
    Em breve estarei participando com você na tornearia. Principalmente nos trabalhos em madeiras segmentadas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente lição ,bem didática .É muito gratificante passar conhecimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu Dom!
    Presto bastante atenção nas suas lições, e muito do que já passou utilizo em minhas aventuras.

    ResponderExcluir
  5. Sempre achei muito linda a arte de marchetaria, fico sempre impressionada. É sempre bom passar seus conhecimentos para que outros também se aventurar por essa bela arte.
    Grande abraço e boa semana!
    Mari.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ururahy!

    Que legal você passar para outros, os seus conhecimentos... Louvável esta tua iniciativa! Parabéns!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de maiores informações para fazer o acabamento em marchetaria com compressor.
    Grato

    ResponderExcluir
  8. Bom dia José Carlos,
    Vamos ver se entendi sua dúvida:
    Você pretende aplicar com compressor produtos de acabamento nas peças marchetadas: tais como: seladoras, vernizes, etc. . .?
    Se for esta a dúvida, sim. Em peças pequenas tenho utilizado um aerógrafo, em maiores utilizo pistola, não só para
    aplicação de acabamentos como para retirada dos resíduos pós abrasão com lixas – utilizando o bico destinado a esta etapa.
    Se não tirei completamente suas dúvidas, favor enviar-me mensagem confirmando.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tenho um problema com cera nos quadros de Marchetaria. Após a preparação do laminado com seladora e lixa, ao aplicar a cera em pasta de carnauba, percebi que fica alguns acúmulos de cera entre os veios dos laminados, dando um aspecto esbranquiçado na peça. Não consegui remover esse acúmulo de cera depois. O que devo fazer para evitar? Devo dar mais demaos de seladora até cobrir todos os poros do laminado e depois aplicar cera? Lixar os laminados até que fiquei lisinhos não dá pq chega na madeira de fundo pois são muito finos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Simone.
      Obrigado por passar por aqui.
      Acredito que seja a utilização da cera aplicada diretamente sem que seja modificada.
      Vamos ao que penso:
      - Primeiramente observe a validade do acabamento;
      - Após sua consistência;
      Estando com a consistência endurecida, dissolva em óleo mineral, da seguinte forma:
      Acrescente uma quantidade de cera em um recipiente (alumínio); após, vá acrescentando óleo mineral na proporção de 30%, tudo isto em banho maria, até que esteja no estado líquido - mexa bastante - até que os acabamento fiquem homogêneos. Coloque em recipiente limpo e seco e espere esfriar. A seguir estará pronto para ser usada.
      Quanto à resolução do problema siga os seguintes passos:
      - Se já aplicou a seladora, lixe utilizando grão 400, bem levemente para retirada superficial da seladora. após esta etapa, aqueça a peça - cuidado para não aquecê-la com calor elevado, pois poderá descolar o folheado do substrato. Isto fará com que a cera dilua e penetre no folheado.
      - Se não utilizou a seladora, com uma escova de dentes - cerda média, passe ao longo dos veios até a retirado do excesso.
      Envie o link de seus trabalhos, seria muito apreciá-lo.
      Espero que tenha sido de grande ajuda. Caso contrario estarei disposto a ajudá-la.
      Atenciosamente,
      Osvaldo Ururahy

      Excluir
  10. Bom dia, finalizei o curso de marchetaria de folhas no senai no mes passado, tenho algumas dúvidas, pode me ajudar? Sai do curso com duvidas e preciso de uma consultoria, se for possível eu até pago para te ligar e conversar um pouco.

    Qual produto voce recomenda passar para dar acabamento e nao mudar a cor da peça?
    No curso usamos seladora.

    Tem algum produto para passar na peça que permita exposição em área externa?

    ResponderExcluir
  11. Como faço para tirar leve arranhão de poeira,qual seria uma cera apropriada para limpar e dar brilho,deixar espelhada?
    Att ,: Fernando Barbosa da Silva

    ResponderExcluir