domingo, 25 de maio de 2014

Restauração - Transformação de banco escolar para banco de jardim.


ANTES:









Na foto a seguir encontram-se as peças que formavam a mesa acoplada ao banco que foram retiradas para completar o projeto. Serão reaproveitadas, pois são peças de Cedro de ótima qualidade.




DEPOIS:









Considerações:
Estas mesas e bancos acoplados foram utilizados a partir dos anos 40 até meados dos anos 80. Na maioria das vezes eram mobiliários utilizados em Escolas Públicas. Quando visualizei essas peças em um brechó elas se encontravam sob o tempo (sol e chuva) por volta de uns 03 anos (segundo o proprietário). Logo percebi que ele não estava nem um pouco interessado e que ficaria muito satisfeito se eu as retirasse dali. Então, foi bastante razoável a negociação. A princípio planejei pintá-la, mas quando comecei a limpeza e desmonte constatei a qualidade da madeira (Cedro de ótima qualidade - não é à toa que permaneceu sob todos os intempéries com danos superficiais). Desmontei, limpei, lixei. retirei as mesas e protegi com seladora (nitrocelulose). O acabamento final será com verniz automotivo, quando o tempo melhorar (chove no Rio e a umidade não permitiu a aplicação do acabamento final).


19 comentários:

  1. São lindos estes bancos escolares. Sabe que já tive um, e acabei dando de presente para uma prima, com o objetivo de comprar outro. Você me deu uma ótima ideia, vou começar a visitar brechós por aqui. Na minha opinião de leiga, é claro, o banco já está ótimo assim só com a seladora.
    Uma ótima semana
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      visitar Brechós é um excelente divertimento. Contudo, os preços são sempre problemas, pois são negociados a preço de varejo, e levando em conta o custo da restauração se torna inviável sua negociação posterior. Como a peça foi adquirida para uso próprio se tornou relevante o custo final.
      O acabamento em verniz é essencial, pois as peças serão expostas sob os mesmos intempéries e o verniz automotivo evitará e desgaste natural.
      Lembranças de Osvaldo Ururahy

      Excluir
  2. A restauração ficou ótima, parabéns pelo trabalho!
    Boa semana.
    Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mari,
      lhe desejo o mesmo, extensivo aos seus.
      Lembranças de Osvaldo Ururahy

      Excluir
  3. Perfeito, aproveitamento de materiais e restauro de móveis são sempre um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pai. Lindo trabalho ! cada dia me apaixono mais por todas as peças restauradas por você. Beijos de sua filha que te ama. Mariana Ururahy

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim aqui através do blog da Marcia, ficou lindo os bancos, como disse lá para ela tambem tenho um banco desses aqui em casa, e dei uma repaginada no seu visual, o meu acho que devia ser de igreja pelo seu tamanho,rsrsrs. Lixei ele, passei uma dose de selador e pintei com verniz na cor mogno, gostei muito do resultado, iche...falei demais,rsrsrs otima semana e trabaho para vc.

    ResponderExcluir
  6. Nossa este meu cunhado está dando um show, cada vez melhor!!! Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Já tinha adorado o banco pronto quando vi no blog da Márcia, mas vendo como ele estava e a transformação que você fez, gostei mais ainda! Parabéns, belo trabalho!!
    Boa semana

    ResponderExcluir
  8. Belissimo trabalho!!Reforma extremamente bem feita!!

    ResponderExcluir
  9. Uma excelente ideia,muito bem executada .Os banco ficaram ótimos. É muito bom mexer com madeira de qualidade ,o trabalho flui melhor. Não esquenta com a umidade. O verniz automotivo seca rápido com qualquer tempo .Só não concordo em ter usado seladora ,pois ela solta da madeira com facilidade ,basta ter calor e umidade .Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Dom.
    concordo plenamente quanto à aplicação da seladora. A madeira estava muito ressecada e tive receio quanto à aplicação do verniz e sua aderência.
    Acredito que a mudança no acabamento para verniz naval possa minimizar o efeito.
    O que você acha?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, amigo, agora senti saudades dos meus tempos de escola!!!

    Que preciosidade que você encontrou e em madeira nobre!

    Parabéns pelo belo trabalho!!

    Tenha um ótimo domingo,

    abraços,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Olá, obrigada pelo comentário incentivador, sempre é muito bom recebr palavras gentis, meu blog esta de aniversario e estou fazendo um sorteio, se quiser participar será bem vindo, claro que o premio será presente para a Marcia .. Abraços e otima semana

    ResponderExcluir
  13. Olá Ururahy,
    Ontem passei por aqui e fiquei encantada com o banco, como estava sem tempo deixei para escrever hoje e fazer o merecido elogio pelo lindo trabalho de recuperação. Ficou uma beleza, ter mantido o estado original da madeira, para mim, foi a melhor decisão, uma beleza assim não deve ser ocultada!
    Conheço estes banco do primário, nos idos anos 60, sentavamos de dois em dois, os livros e cadernos ficavam no vão embaixo da mesinha. Gostava de me sentar junto com uma prima e conversavamos sem parar, estava sempre levando bronca por isso e as vezes a professora me trocava de lugar, rs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ururahy!

    Parabéns pelo belo trabalho de restauração! Ficou uma maravilha! Pensar que já me sentei nestes bancos... Como o tempo passa... Mas lendo os comentários, pelo menos vi que não sou a única que viveu este tempo... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  15. Estou voltando para lhe fazer um convite.
    Venha participar do MEGA SORTEIO lá no blog, são 5 peças artesanais. Você não pode perder...
    Te espero lá!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/mega-sorteio-o-studio-leva-arte-sua-casa.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  16. Muito lindo!! Por isso eu acredito que quase tudo por ser transformado. Se mais pessoas tivessem essas ideias geniais quanto lixo não estaríamos deixando de produzir/111
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Ahhh que bom que conseguiu a peça e apesar da bonita transformação ainda aproveitou a mesa para uma bandeja...
    Ainda é um mistério para mim como alguém deixa madeiras tão boas assim ... largadas no tempo... Hoje em dia quase não temos acesso a tantas madeiras boas, pois muitas saem do país por gringos que valorizam essas peças de brechós e o que nos sobra são madeiras de péssima qualidade em móveis descartáveis.

    Parabéns, mais uma vez!

    Abraços e lindo dia.

    ResponderExcluir