sábado, 21 de junho de 2014

RESTAURAÇÃO MESA DE JANTAR - PRIMEIRA ETAPA.

MESA DE JANTAR - PRIMEIRA ETAPA.

Decidi postar em etapas este projeto por duas razões:

Primeira - É um projeto que demandará tempo (que, como meus amigos têm conhecimento - é curto). Portanto, tive receio que minha meia dúzia de admiradores (incluindo esposa e filhas) não retornassem para ver meus trabalhos por andar meio desaparecido;

Segunda - A transformação será radical o que poderia deixar uma postagem longa e cansativa. Assim, devo conseguir mostrar o passo a passo aqueles que se interessam pela atividade.

A mesa é de Pinus. Contudo, tem um design muito interessante. Foi jogada fora (acredito que tenha ficado indignado pela falta de qualidade da peça). Vamos tentar dar um jeito?


O dano (quebra do pé e tampo de vidro) é resultado de erro no projeto. As cantoneiras seguravam toda a estrutura da mesa, que com o tempo e uso não resistiu.



Sendo assim, o processo inicial é transferir o peso da estrutura para os pés. Para tanto, as hastes que o compõem foram aparafusadas e cavilhadas no apoio retangular que se mantém em contato com o piso (o mesmo procedimento será utilizado na fixação dos pés à mesa). 


Nas fotos a seguir se encontra um dos pés já restaurado:





Aqui foi o maior dos problemas: Irregularidades precisam ser sanadas para que a estrutura fique no esquadro.


Solução: Colar um filete de madeira e preencher com massa para nivelar o local onde será fixado o primeiro pé (que designo com a letra "A").


Um mundo de parafusos e pregos (sem qualquer padrão) foram retirados. O interessante é que não sei por qual motivo eles estavam no local.



Na foto a seguir apresenta-se Sua Majestade: A cadeira (total de quatro), que por sorte se mantêm incólumes e sem qualquer folga. Portanto: Retirada do acabamento antigo; tingimento e troca do tecido. Ave!



Agora, necessito fazer um esboço, pois o projeto está dentro de minha cabeça (risos), e não tenho ideia se é o resultado final que desejo para a peça.

Um abraço a todos que por aqui passarem.

"Minha oficina é bagunçada porque é uma oficina, e não uma Casa de Bonecas" (risos).

18 comentários:

  1. Oi Osvaldo .
    A peça é simples mas dá pra fazer grandes transformações .Aguardarei o resultado do progresso .Minha oficina não é bagunçada ,ela é simplesmente caótica ,mas eu sei onde está cada ferramenta e cada pedacinho de madeira .Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dom,
      Tenho três transformações em mente, duas já coloquei no papel. Amanhã quando esboçar a terceira decidirei qual me agrada mais. Seu comentário me fez lembrar de um fato interessante que aconteceu à cerca de um ano: Decidi organizar tudo, gaveta para isso gaveta para aquilo. Consequência: Demorei quase um dia para achar minhas chaves Philips . Resolvi pendurar tudo, os problemas acabaram.
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Ururahy, tenho certeza que é bem mais que meia duzia os admiradores da sua arte!
    Estou aqui imaginando como ficará esta mesa, tenho uma queda por móveis destruídos e que se transformam rsrsrs, vou aguardar o próxima etapa e sei que vou me surpreender!
    Ótimo domingo pra vocês!
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      não esqueci de você. Te inclui no meia dúzia (risos).
      Para você também, e todos os seus.

      Excluir
  3. Ururahy,

    Seu trabalho requer precisão, paciência e bom gosto.

    Tudo isso você tem...então...leve o tempo que for necessário e as peças renascerão!!

    Já estou aguardando os resultados!

    Não há bagunça em sua oficina...ela é funcional com tudo às mãos...e é o que importa!!

    Tenha um domingo repleto de luz,

    abraços,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia e =^.^= (acho que o gatinho ficou diferente - como consegue? Já que não existe maiúscula para o acento circunflexo). Espero que gostem de minha decisão quanto ao motivo escolhido, Esta novela terá apenas 02 capítulos: O início - já postado - e o fim, Espero que seja no dia da decisão da Copa: Brasil X Holanda, ou Alemanha, ou Argentina, ou França.
      Abraços.

      Excluir
  4. Oi Ururahy!

    Imagino que com este esqueleto de mesa, te afloram várias ideias... Com certeza, tu acharás a certa, para uma bela e estilosa transformação! Achei ótima a ideia de colocar este trabalho em dois capítulos, desperta mais a curiosidade... Ah, eu faço parte dos admiradores do teu trabalho, viu? Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  5. Olá Iris,
    com certeza sua simpatia e qualidade no que produz faz com que se encontre incluída entre os admiradores de minhas supostas artes. Sinto bastante falta quando não encontro seus elogios em minhas postagens.
    Um forte abraço, incluindo familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Oswaldo, quero vê-la pronta. Tenho certeza que ficará linda.
    Grande abraço, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,
      Estou encontrando inúmeros entraves e estou conseguindo superá-los e eliminá-los para que a mesa fique como projetei.
      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Oswaldo, tenho certeza que os finalmente vão ficar otimo, pois da para entender que vc é muito bom no que faz, hoje em dia não se faz moveis como antigamente, tudo descartável mesmo né, Bom trabalho ai. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela,
      você tem razão: Nem de longe há comparação entre os móveis antigos e atuais, até o estilo dos antigos é insuperável. A ideia é dar à mesa sustentabilidade e durabilidade (a madeira tem pouca qualidade em relação ao projeto) e fazer algumas transformações (umas obrigatórias face aos danos já apontados e outras que trarão um visual diferente). Acredito que irá gostar.
      Abraço.

      Excluir
  8. Olá
    A mesa em suas mãos com certeza irá renascer maravilhosa!!!
    Obrigado pelo carinho lá no blog!!
    Adorei sua vst.
    Um abraço e boa semana........Bjs para a Marcia

    ResponderExcluir
  9. Olá Oswaldo, passei aqui para ver mais um capitulo da mesa de jantar, mas pelo que vejo ainda esta em andamento, tenho certeza que ficaremos maravilhados com o resultado final. Aguardando novos capítulos, Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Ururahy!

    Mais um final de semana para se dedicar ao trabalho (mesa)...Enquanto a Márcia cria com os paninhos, você se diverte com a madeira... Não é assim? Aqui em casa o mesmo se repete... Que bom que cada um pode colocar em prática o que gosta de fazer, né? Sabemos todos, que o trabalho com tecidos vai mais ligeiro...
    Um ótimo final de semana para vocês!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  11. Olá passei para agradecer sua visita, como sempre muito gentil. Obrigada. abraço

    ResponderExcluir
  12. Oi Ururahy!

    Obrigada pela visita no meu blog! Bom trabalho! E um ótimo final de semana!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  13. poxa! não encontrei a etapa final, ganhei uma mesa dessa com 4 cadeiras e queria me inspirar na sua. rsrs

    ResponderExcluir