domingo, 13 de julho de 2014

RESTAURAÇÃO MESA DE JANTAR - SEGUNDA ETAPA.

RESTAURAÇÃO MESA DE JANTAR - SEGUNDA ETAPA.

Bom! Havia prometido que o projeto seria apresentado hoje, no dia da decisão do Mundial de Futebol. Infelizmente não estou nem próximo da terça parte do final. Motivos: Nenhum que justifique a minha falta. Porém, além de muitos que rondaram fora do projeto, tive alguns contratempos que impediram de aproximar um pouco mais de sua finalização. Sendo assim, a seguir apresento algumas etapas demonstrando a fase em que se encontra o projeto.

- Todos os buracos deixados por pregos e parafusos foram selados.



Um dos pés teve que ser refeito. Um animalzinho muito mal educado resolveu "marcar território" bem ao pé da mesa; Resultado: apodrecimento da madeira que não resistiu a força utilizada para sua retirada.



Abaixo o pé já reconstituído.


Retirada do acabamento velho:


Retirada do apoio do tampo da mesa para redimensionamento:




Escolha do envelhecimento da madeira da mesa:




Colagem e fixação com parafusos do apoio do tampo redimensionado:


Já foram muitas horas trabalhadas. Concluo que nenhum Restaurador Profissional se dignificaria a restaurar este mobiliário: Muito frágil, de baixa qualidade e, provavelmente, horroroso para uma grande maioria. Contudo, devo confessar que o adoro e o desafio (estou engatinhando nesse segmento) de concluir o projeto me permite colocar em prática muito que aprendi na teoria - a princípio esse era o objetivo, mas, como já afirmei passou a ter um valor sentimental imenso. Prometo que não aborrecerei mais meus meia dúzia de seguidores com paixonites e protelações, a terceira etapa mostrará o mobiliário da forma que o vejo. Um grande abraço a todos que por aqui passarem. 

6 comentários:

  1. Bom dia Osvaldo, compreendo perfeitamente o seu apego a peça rsrs... Quando somos apaixonados pelo que fazemos não estamos nem aí se vale a pena, se o custo benefício compensa etc etc... queremos mais é vencer o desafio e já basta ver o resultado. Posso garantir que não vejo a hora de ver esta mesa prontinha, e vai combinar perfeitamente com uma bela toalha de patchwork que a Marcia poderá fazer!
    Uma ótima e produtiva semana pra vocês!
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Osvaldo,

    Como admiro o seu trabalho!!

    Paciência, atenção nos detalhes, habilidade, bom gosto...

    Claro que vai valer a pena tudo o que você está fazendo !!

    Mal posso esperar para ver a nova mesa que... "está nascendo das cinzas".

    Tenha uma ótima semana de trabalho,

    abraços,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Oi Ururahy!

    Com certeza, a mesa agradece pelo carinho e pelo esforço... Não interessa o tempo dedicado, mas sim a qualidade desta dedicação! Também gosto de trabalhar assim... A palavra-chave aqui em casa é fazer tudo com "lazer"! Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  4. Olá Ururahy,
    Se a mesa não tinha qualidade, dps do seu empenho terá um valor inestimável...
    Com certeza ficará linda! Nós que gostamos do artesanato sabemos bem o valor de cada transformação!
    Estou muito curiosa para a terceira etapa!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Oswaldo, quanto trabalho né, mas dá imensa alegria de acompanhar este seu trabalho tão bem feito, certo que ao finalizar virá a satisfação, esta ficando perfeita. Parabens por mais esta etapa... e eu já esperando pela terceira etapa,rsrsr Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Ururahy!

    Dei uma passadinha básica por aqui... Estive com visitas durante estas três últimas semanas, com isto me atrasei um pouco... Mas como o nosso artesanato, é o nosso lazer, vamos em frente... Hehehe Continuo esperando a terceira e gloriosa etapa... a mesa pronta! Uma ótima semana!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir