domingo, 22 de março de 2015

INTARSIA EM CAIXA DE MADEIRA - PORTA CANETAS E CARTÃO DE VISITAS - MARCHETARIA ANTIGA.

INTARSIA - MARCHETARIA DE BLOCO - CAIXA MARCHETADA:


Madeiras de Demolição:
Caixa:
- Cedrinho;
- Canela.

Intarsia:
- Gonçalo Alves.

Etapa 1: Cortes.

Etapa 2: Juntas de Espigas: 



Etapa 3: Montagem.

Etapa 4: Preparação do tampo e fundo.




Etapa 5: Recorte do motivo.



Etapa 6: Colocação das dobradiças.




Etapa final: 






Considerações: A caixa foi encomendada por alguém muito especial para presentear alguém tanto quanto. A madeira escolhida foi o Cedrinho e a Canela, pois estavam perfeitas para o projeto. No seu acabamento foram utilizados óleo mineral e cera de abelha. 

MARCHETARIA DE BLOCO:
Madeiras de Demolição:
- Roxinho;
- Tauari.





Considerações: Esta peça foi produzida para presentear minha filha mais nova Tathiana, que partiu para seu voo solo com a abertura de seu consultório. A princípio eram: Porta canetas - Porta cartão de visitas e Porta clipes. Ela achou seu tamanho desproporcional para a mesa de atendimento. Sendo assim, foi retirado o local do Porta Clipes e transformado em um recipiente para velas perfumadas. Não estranhem, realmente não houveram fotos. Simultaneamente trabalhei em 03 projetos  - o terceiro ainda em andamento -  tão concentrado estava que não lembrei em fotografá-lo. Gostei bastante do resultado. Não tenho muita simpatia por objetos extremamente brilhantes. Contudo, entendi que a peça pedia este tipo acabamento.

Caixa Marchetada confeccionada por meu avô.




Considerações: Esta caixa tem cerca de 60 anos. O motivo marchetado tem acrílico e madeira. O acabamento interno é feito em papel de presente e impermeabilizado (gostaria que ele estivesse aqui entre nós, por todos os motivos e também para explicar como foi esta impermeabilização. O acabamento interno, mesmo sendo papel, está em melhores condições em relação à caixa como um todo. Uma peça maravilhosa com uma técnica acima de qualquer crítica. A cada postagem eu colocarei aqui peças que ele produziu, não só para homenageá-lo como também para serem apreciadas por todos vocês.

Um grande abraço a todos que por aqui passarem. 

10 comentários:

  1. Vou vou começar falando da Caixa de 60 anos! Muito linda e que trabalho perfeito, uma relíquia que deve ser preservada com muito carinho. E também explica o seu talento, está no DNA!

    As duas primeiras peças estão impecáveis, como sempre. E a forma como você descreve o passo a passo, faz parecer bastante simples o processo, mas eu sei perfeitamente que não é! Questão de arte mesmo!

    Eu não faço as minhas peças de MDF, compro já cortadas, ou levo o desenho e encomendo. Já pensei em comprar a serra tico tico, mas acho que não vou me aventurar...
    Ótima semana!
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,
    estou muito satisfeito com o resultado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Uurahy!

    Você fica um tempo fora... mas quando volta, volta com tudo... Hehehe Como sempre, a criatividade e o capricho são características muito marcantes nos seus trabalhos. Quem acompanha o desenrolar da sua postagem, até acha que a obra flui facilmente, mas sabemos que não é bem assim. Quanto a caixa do seu pai... pelo menos agora sabemos de onde vem tanta inspiração e perfeição!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  4. Lindo ..os três trabalhos são magníficos, Que suas mãos continuem sendo abençoadas, pois somente mãos abençoadas conseguem criar maravilhas, Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela,
      Vou tentar melhorar cada vez mais.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Uau!!

    Quanta arte!! E, já vi que sua família é de artistas.

    Que valor tem essas peças feitas por mãos habilidosas.

    Aqui em casa eu tenho algumas pecinhas em marchetaria que adquiri quando estive em Curitiba.

    Adoro!!

    Sr. Osvaldo, tenha uma semana bem bonita e já estou aguardando as novas postagens.

    Abraços,

    Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderExcluir
  6. Olá Lígia e =ˆ.ˆ=,
    você me fez sentir um pouco mais velho do que sou.
    Só para contrabalançar: Muito obrigado D. Lígia (risos) por seu comentário.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Estou aqui só nos suspiros... Como sempre digo, quando vemos o resultado final, não fazemos ideia do processo.
    A caixa com a chaleira e xícara está demais! É um trabalho encantador.
    O aparador e o porta canetas com agora, porta-velas feito para sua filha, também estão lindíssimos. Dificilmente não vou gostar de alguma peça... fico observando o transformar da madeira e o resultado é mágico, não tem como não admirar, parabéns!

    Então o ofício vem de família? Que belo trabalho e que bom poder ter essa lembrança com você. Vou gostar de ver as peças do seu avô também... vou viajar junto no tempo, posso? ;-)

    Desculpe a demora na visita. Ainda estou sem internet em casa e tenho que usar no trabalho. Respondo todos os comentários e estou sempre visitando os locais que gosto, mas os vôos estão atrasados. Sobre o que escreveu na postagem "Vai ter blog, sim!!!", obrigada pelo comentário. Acredito que todos os blogs, com objetivos, continuarão existindo. Quanto aos números, concordo sim que são importantes, quando se tem objetivos como é o seu caso e de tantos outros. Não acredito nos blogs que aparecem por aparecer e só buscam seguidores e curtidas etc... acho sempre que temos que buscar o algo mais.

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir