domingo, 12 de abril de 2015

RESTAURAÇÃO - CRIADO MUDO - PRIMEIRA ETAPA.


CRIADO MUDO - PRIMEIRA ETAPA:

ANTES:






O tampo está bem danificado, infestado de insetos xilófagos (broca) que necessitam ser eliminados. Com uma seringa e agulha é injetado o inseticida. O inseto é eliminado, mas seus ovos não são atingidos com a aplicação do veneno. Portanto, é necessário reaplicar após 10 dias (tempo médio para os ovos eclodirem). Será muito difícil manter o folheado original. Sob ele existem verdadeiros buracos ocasionados por esta praga. Mas, vou tentar.

Na parte inferior as condições estão bem melhores. Pude reaproveitar os folheados originais com apenas alguns reparos. Faço da seguinte forma: Com estilete retiro as partes danificadas.



Com papel sulfite e lápis copio o formato deixado na peça (exatamente como fazíamos quando crianças copiando moedas).


Transfiro o formato para folheado confeccionando as peças que serão encaixadas nos espaços onde o folheado estava danificado.


Importante: A madeira está bastante ressecada. Sendo assim corre-se o risco de uma aderência deficiente e frágil. Para evitar que ocorra tal contra tempo, passo cola na superfície espero secar e, a seguir, já com a madeira impermeabilizada, faço a colagem.


Aqui o resultado das emendas: 





Tinjo a peça para igualar a tonalidade mogno.


Considerações: Encontrei este mobiliário no Sítio de meus pais em Angra dos Reis. Estava num quartinho de bagulhos juntamente com vários outros, que serão objeto de apreciação de todos vocês em outras oportunidades. Existiam ainda, ferramentas antigas que pertenceram ao meu Avô (foram todas acrescentadas ao meu patrimônio). Ainda não tenho sua história, como também ainda tenho dúvidas quanto à madeira da peça. Posso afirmar que os folheados são em mogno, mas, me limito - pelo menos por enquanto - a esta certeza. 

Um abraço a todos, 

14 comentários:

  1. Impressionante! Eu desistiria fácil ao ver uma peça assim!
    Seu trabalho é uma verdadeira arte. Certamente ao ver a peça restaurada imagino o prazer que deve dar, ao saber que a história continua presente!
    A propósito, o criado é lindíssimo.
    Uma ótima semana
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      não posso desistir; tenho a impressão que o mobiliário é em mogno; tirarei às dúvidas ainda esta semana. Realmente a peça é lindíssima e não vou me desfazer dela. Estou reformando meu quarto, a nível de mobiliários, e pretendo trocá-los por peças antigas, sem me importar muito com o estilo; basta me agradarem. Já substituí minha escrivaninha por uma "estilo xerife" - consegui um duplex maravilhoso que vou buscar no final de abril. Portanto, vou caprichar nesta restauração (na verdade isto é uma restauração mesmo).
      Lembranças.

      Excluir
  2. Olá!
    Bom dia!!!!
    Que peça linda!
    E que belo trabalho realizou! Parabéns!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra,
      concordo com você: ela é mesmo muito estilosa.
      Lembranças

      Excluir
  3. Nossa quanto trabalho, mas tenho certeza que ficará maravilhosa.
    tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari,
    Este "muito trabalho" é que me agrada. Dentre as coisas que faço a restauração é a que mais adoro. Divago, imaginando: A quem pertenceu? Quem fez? Qual data? Qual o estilo? Quando consigo todas as respostas. Ah! é o clímax.
    Lembranças.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ururahy!

    Que peça mais linda! E estava tão pertinho de vocês... Continuem procurando, que com certeza acharão mais joias deste tipo no sítio dos seus pais... Hehehe E agora, com o seu habitual capricho e perfeccionismo, realçará toda a beleza deste móvel! Mãos à obra! Você tem o nosso total apoio! Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris,
      eu conto sempre com esse apoio. É um baita de um incentivo.
      Abraços.

      Excluir
  6. Nossa, sr Osvaldo, a peça é linda!!

    Está bem danificada, mas...com sua habilidade, paciência e carinho logo, logo estará perfeita!!

    É mesmo um tesouro de família!

    Estou ansiosa aguardando as fotos finais.

    Um abraço e bom trabalho!

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia e =^.^=,
      o dano é só no tampo. A madeira foi para análise (desconfio ser mogno). A praga não penetrou um milímetro sequer na madeira, se alojou no compensado. Impossível aproveitá-lo mesmo desinfectado e livre dos xilófagos. Nas fotos finais a impressão que causará é de um filme de terror - nunca vi algo assim, e espero nunca mais me deparar com tamanha infestação.
      Abraço.

      Excluir
  7. Eu viajo ao ver esses quebra-cabeças sendo concluídos.
    Não desanimaria pelo valor histórico e acho que o que sinto é o que vc sente ao ver a transformação. Como disse, eu sou apenas uma curiosa fuçadora, mas fico encantada quando vejo esses trabalhos de restauração.
    Curiosa pra ver o resultado final (espero que obtenha o resultado que anseia) e suas outras peças do acervo, assim como as ferramentas (adoro!).
    Abraços e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruxa,
      sua empolgação me contamina - ou será que é a minha que te contaminou (risos). Só espero demorar - pelo menos uns trinta anos - para ser destroçado por alguma praga.
      Abraços.

      Excluir
  8. Um verdadeiro achado, sem dúvida! Uma peça linda e estou curiosa para ver o resultado final!!
    Tenho uma amiga que é restauradora de documentos e livros. A restauração é um ofício maravilhoso e quem o pratica tem dom, porque não é nada fácil nem simples.
    Curiosa também para ver as outras peças e as ferramentas garimpadas no sítio da família! Amo coisas antigas!
    Beijinhos na Márcia e na Mel
    Feliz fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,
      sem sombra de dúvidas: a restauração é um trabalho maravilhoso (tirando eu claro - não tenho esse dom. Apenas me divirto melhorando a aparência de algum mobiliário que me agrade aos olhos e ao coração). Envie o endereço do site ou blog de sua amiga - restauração no segmento que ela atua nunca tive acesso, e seria bastante interessante ver trabalhos de um Restaurador profissional.
      Márcia retribui a lembrança.

      Excluir