domingo, 12 de julho de 2015

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO SEGMENTADA - BANDEJA E APOIO PARA COPOS.

PROJETO: MADEIRA DE DEMOLIÇÃO SEGMENTADA:

Madeira Utilizadas:
- Pinus (retirado de um Pallet);
- Canela (sobra de um batente para porta);
- MDF 09 mm.

Primeira Etapa:
Para o corte do Pinus confeccionei um Jig, Em peças pequenas dedos e mãos ficam muito próximos da área de corte; vai que... 



As peças de pinus cortadas.


Segmentando as madeiras:





Para esquadrejar as madeiras, já segmentadas, cortei uma ripa para deixá-las perfeitamente alinhadas à linha de corte.


Preparação da meia esquadria:



Cortando a meia esquadria:


Colagem das peças:



Confeccionando os apoios para copos:




Bandeja e apoio para copos prontos:




Considerações: Uma encomenda. A bandeja deveria ter madeira de pallet. A princípio imaginei confeccionar miniaturas de pallet. Em uma pesquisa na WEB encontrei alguém que teve a ideia primeiro que eu.
Encontrei alguma dificuldade com o pinus: superestimei a madeira e cortei os blocos com 20mm de espessura, percebi logo que ficaria muito frágil. Tive, portanto, que colar uma chapa de MDF de 09 mm para reforçar a peça. No verso da bandeja, para que o MDF não ficasse exposto, folheei com Freijó. Se não fosse o pegador em metal ela poderia ter dupla face.
Para este projeto imaginei algo bem rústico, acho que consegui. O pinus é uma madeira muito bela, tendo em vista os nós aparentes. Que, por coincidência, algumas vezes permitem visualizações bastante interessantes. Como nesse caso, formou a imagem de um Farol - Isto me fez lembrar de um incidente com um barco que enfrentava uma tempestade em alto-mar - o fato é verídico - a tripulação não contava mais em chegar com vida ao porto. Mas, existem milagres; e eles acontecem, como aconteceu com a tripulação deste barco, e a imagem que este incidente deixou vou postar aqui, brevemente, para vocês e contar a história que povoou meus sonhos na infância.
Já me posicionei em relação à madeiras de primeira e segunda linha. Nos dias atuais, em consequência da escassez e limitações quanto ao extrativismo, isto não existe mais. Sendo assim: madeira é madeira o que definirá sua utilização é o projeto.
Um abraço a todos que por aqui passarem.

8 comentários:

  1. Um belo trabalho, sem dúvidas!!

    Sensibilidade, bom gosto somados à tecnica em trabalho com a eterna madeira...perfeição!!

    Tenho certeza que a pessoa que encomendou vai usar muitoo por ter gostado do trabalho artístico.

    Parabéns, Sr. Osvaldo!

    abraços, tenha um bom dia,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lígia e =^.^=,
      este projeto por mais simples que possa parecer teve um certo grau de dificuldade. Conforme explanei acima. Realmente, a presenteada adorou o trabalho - segundo ela foi surpreendida. Como você já sabe: é muito gratificante quando agradamos alguém por algo que construímos.
      Lembranças de Osvaldo Ururahy.

      Excluir
  2. Olá Ururahy,

    Um trabalho enorme, quantos detalhes e a finalização perfeita, como sempre uma beleza, parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina, obrigado.
    Sim, enorme - mas intercalado; enquanto uma etapa secava eu fazia outra. Gostei bastante do resultado apesar das fotos não espelharem com exatidão o visual da peça.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Ururahy!
    Gostei das peças, principalmente pelos reaproveitamentos de madeiras, como o pallet. Alcançou bem o objetivo da rusticidade - conjunto todo ficou lindo, inclusive o verso.
    Ao ver os quadrados cortados, me pareceram esboços da Torre Eifel (talvez por estarem tão presentes nos artesanatos ultimamente), mas o farol também é um belo esboço, ainda mais com alguns círculos em outros quadrados, que lembram o efeito das ondas... Fiquei curiosa com a estória.

    Parabéns pelo trabalho.
    Abraços e lindo dia.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Ururahy!
    O jogo ficou lindo, um charme, é muito legal, você nos mostrar o PAP, pois assim temos ideia de como foi feito, principalmente de seu imenso trabalho e capricho de cada peça que cria... Tudo muito lindoooo...
    Beijos e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Olá Oswaldo, suas peças ficaram perfeitas e lindas, as minhas bandejas nem se comparam as suas, comprei elas prontas e só decorei, confecciona-las é serviço pra vc, fiquei impressionada com o maquinario que vc usa... oarabens pelo seu trabalho. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Ururahy!

    Pelo jeito aqui a mão de obra perfeita não para... Imagino a exatidão das peças cortadas para encaixarem devidamente... Vejo sempre que você está bem assessorado de ferramentas... Um dia o meu Hélio "chega lá" ... Hehehe A bandeja ficou linda, perfeita... Imagino o brilho nos olhos da presenteada!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir