domingo, 24 de janeiro de 2016

JOGO DE DAMAS - JOGO DE TABULEIRO COM MADEIRAS GARIMPADAS – CONFECÇÃO DO TABULEIRO EM MADEIRA SEGMENTADA:



 JOGO DE TABULEIRO - DAMAS - COM MADEIRAS GARIMPADAS:

Madeiras:

- Canela:
a) Canela Amarela;
b) Canela Imbuia;
c) Canela Preta.

- Caixeta (Caxeta).

Acabamentos:

- Óleo Mineral;
- Verniz automotivo.


APARELHANDO AS MADEIRAS:



EXCESSO DE “CAVACOS“ NO APARELHAMENTO:



CORTE DAS MADEIRAS:



 SEGMENTANDO NO SENTIDO VERTICAL:


RESULTADO DA SEGMENTAÇÃO:


CORTES NO SENTIDO HORIZONTAL PARA FORMAÇÃO DAS “CASAS”:


 CONFECCIONANDO O TABULEIRO:



 PREPARAÇÃO DAS PEÇAS PARA A MOLDURA:



 PREPARAÇÃO DO FUNDO DA ESTRUTURA (retirada de tintas):




PREPARANDO AS JUNTAS DE ESPIGAS PARA TRAVAR A ESTRUTURA DO TABULEIRO:



CONFECCIONANDO A ESTRUTURA INTERNA:





IMPROVISANDO UMA LIXADEIRA:

- UTILIZO UMA PRANCHETA DE MADEIRA –MDF OU MDP – COMPLETAMENTE PLANA – SOBRE ELA FAÇO A  COLAGEM DE LIXAS (GRÃO 60) PARA RETIRAR PEQUENOS RESSALTOS OU DEPRESSÕES QUE EVENTUALMENTE POSSAM APARECER NA CONSTRUÇÃO DA PEÇA (APÓS A PEÇA MONTADA ELA NÃO PODERÁ PASSAR PELO DESENGROSSO - FOTO PRIMEIRA):



CONFECÇÃO DAS GAVETAS:

INICIALMENTE PLANEJEI AS GAVETAS NA LATERAL DO TABULEIRO. LOGO VERIFIQUEI A INVIABILIDADE DO PROJETO, TANTO NO DESIGNE COMO NA PRATICIDADE PARA RETIRADA DAS PEÇAS. PORTANTO, REPLANEJEI-AS E POSICIONEI-AS NAS PARTES FRONTAIS DO TABULEIRO.


UTILIZANDO CAVILHAS PARA SUSTENTAR A COLAGEM DO FUNDO DAS GAVETAS: 



APARELHANDO COM PLAINA MANUAL O FUNDO DO TABULEIRO. NO PROCESSO DE COLAGEM A CANELA APRESENTOU ALGUMAS IMPERFEIÇÕES EM RAZÃO DA POUCA ESPESSURA DA MADEIRA. ALÉM DO APARELHAMENTO TIVE QUE PROVIDENCIAR A FIXAÇÃO DE PARAFUSOS PARA O SEU TRAVAMENTO EVITANDO QUE FUTURAMENTE POSSA OCORRER O MESMO EVENTO.



APLICANDO ÓLEO MINERAL NAS PEÇAS:




PUXADORES DAS GAVETAS:
Improvisei aproveitando "cabeças" do pino central - em metal - de uma dobradiça bastante antiga, enferrujada e inutilizável. Para que as características do metal permanecesse por um bom tempo apliquei verniz automotivo (esta técnica de utilização de verniz automotivo aprendi com Dom Moleiro).






A SEGUIR O TABULEIRO DE DAMAS PRONTO PARA USO:







Considerações: O tabuleiro de damas foi confeccionado sob encomenda (as peças de damas foram confeccionadas pelo proprietário – apaixonado pela matéria prima e seus derivados, como eu). As madeiras utilizadas foram escolhidas por mim. Contraste – beleza – durabilidade foram os fatores determinantes para a escolha.
 A apresentação da Canela com características diferenciadas se deu ao acaso: Consegui quatro portas – resultado da reforma de um apartamento com 60 anos de existência (pasmem! 60 anos sob intempéries e manuseio - portas batendo sob efeitos dos ventos) e, quase incólumes. No desmonte de uma das portas (ainda tendo sobre a madeira uma camada de primer e duas de tintas) elegi as laterais verticais para o projeto. Uma das laterais era em Canela preta e a outra mesclada (Canela Imbuia); para o fundo da estrutura a almofada (em baixo relevo) apresentou-se a Canela Amarela.
 A caixeta consegui junto a uma madeireira de um amigo e, de quebra uma prancha de 50mm de espessura com 800 x 300mm nos lados, de Roxinho (em breve será utilizada em um projeto que que já se encontra amadurecendo).
O processo foi bastante demorado, ainda sobre os efeitos de uma depressão que me abateu, errei bastante; sorte que deu para consertar sem grandes efeitos negativos sobre o projeto.
Nota: As madeiras utilizadas estão sujeitas à extinção.

AVISO: Caso queiram modernizar seus casarões antigos trocando o madeirame original por peças modernas; tais como: MDP; compensados e outros - por favor façam contato comigo. Me proponho a fazer a retirada das peças gratuitamente (risos, mas podem levar a sério). Para ilustrar minha empolgação descrevo a forma na qual consegui uma grande quantidade de Peroba do Campo (oito janelões e três portas): resultado da demolição de um casarão antigo vizinho ao meu escritório. 
Um abraço a todos que por aqui passarem .

Osvaldo Ururahy

3 comentários:

  1. Olá Sr. Ururahy!!!
    Quanto tempo, heim? Sua amiga te abandonou.... acabei ficando sem o blog e ficando apenas com o face, mas como andaram perguntando da Cláudia, então ela apareceu...rs
    Bom, sempre que estou na igreja ou em qualquer lugar que eu veja um trabalho de marchetaria, lembro de você...
    Mas é muito bom ver a beleza de seus trabalhos, parece um patchwork...rs
    Parabéns, tudo é muito lindo!!!
    Abraços
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      é uma surpresa muito agradável voltar a ter notícias de você. Lembro muito de você e estou sempre tendo notícias suas através da Márcia. Estou bastante feliz em ser lembrado e satisfeito por gostar de minhas "gambiarras". Te desejo tudo de bom e felicidades a você e sua família.
      Lembranças de Osvaldo Ururahy

      Excluir
  2. Quero um tabuleiro desses, como faço para encomendar?

    ResponderExcluir