domingo, 14 de maio de 2017

QUADRO EM MARCHETARIA - CAVALO E FERRADURA - HORSE AND HORSESHOE MARQUETRY

 QUADRO EM MARCHETARIA:

A todas as Mães do mundo meu eterno agradecimento.
A humanidade existe através deste dom dado por Deus. Elas fizeram a história, contaram estórias, viveram histórias e continuarão fazendo tudo com o mesmo desempenho, porém, de forma distinta.

      Fiz este quadro e presenteei minha Mãe. Tempos atrás ela comentou sobre um dos primeiros trabalhos que fiz: Um quadro em Marchetaria que representava o perfil de um cavalo (imagem abaixo),
 



que ela havia gostado muito. Deparei-me, no "Pinterest", com este desenho e, resultado de pouca inspiração aliado à falta de tempo, aproveitei-o para transformá-lo em algo que daria um bom resultado na técnica escolhida. Gostei! E, o mais importante, foi do seu agrado.

COMPOSIÇÃO:

-  Substrato - madeira (Caxeta): Pedaço de uma prancha eliminada (ponta) por estar danificada (desnivelada e rachada). Um bom trabalho de  aparelhamento e esquadrejamento deixou-a perfeita;

 - Perfil do cavalo e ferradura: madeira (Freijó), encontrada no lixo (porta de uma escrivaninha - imagino);

- Folheado: Pré-composto Ébano.

ACABAMENTO:

- Seladora: Goma laca;
- Cera (Cera de Carnaúba, Cera de Abelha e Parafina, diluídos em aguarráz).

 











CONSIDERAÇÕES: Sem fotos do passo a passo. Realmente tenho tido muito pouco tempo para praticar este hobby, muito além do que gostaria.  Estou envolvido, até o pescoço, com meu trabalho (troca de secretária, saída de um grande companheiro e, outras atividades estressantes e inerentes à crise político-económica).
Esta peça foi confeccionada "a toque de caixa" (início dos trabalhos: meados da tarde de sábado, e finalizado ao final da noite do mesmo dia); inclusive, desrespeitei o designe que entendi seria o mais conveniente. Mas, precisava presentear minha Mãe. Não algo qualquer adquirido em uma loja, sem a plena certeza que seria de seu agrado. Não algo fadado ao fundo de uma gaveta ou armário. Precisava de uma lembrança marcante e que me trouxesse satisfação ao entregá-lo.
Lembrei de minha distante infância - onde as mestras ajudavam-nos a construir o presente que seria dado às Mães nesta data, e esta foi a principal inspiração para o projeto.
Atualmente estou envolvido (poucas horas semanais) no primeiro projeto de carpintaria que, breve, espero estar apresentando a vocês.
um forte abraço a todos.

2 comentários:

  1. Que presente lindo esse!Tua mãe deve ter adorado! Perfeitos os teus trabalhos! abraço,chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Chica.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir