sexta-feira, 2 de novembro de 2018

RESTAURAÇÃO DE CADEIRA EM MADEIRA CANELA - PRIMEIRA ETAPA:

RESTAURAÇÃO CADEIRA - PRIMEIRA ETAPA:

     Esta cadeira me foi dada por uma cliente do escritório (Sra. Creuza). No primeiro contato percebi que, por baixo do esmalte sintético, tinha algo muito especial. Realmente foi uma grande satisfação, em contra partida vieram duas decepções: ela fez parte de um jogo de sala composto de duas cadeiras e um sofá (foi dado a alguém, que ela não lembra, por falta de espaço em sua sala). Cheguei tarde! tudo bem - ao menos ficou uma cadeira.
     Esta Restauração foi longa, mas gratificante. Longa, por absoluta falta de tempo para dedicar-me a ela (a crise no setor imobiliário me obriga a dedicar muito mais tempo na criação de estratégias para tentar minimizá-la). 
     Espero com estas fotos dar a vocês uma visão do que foi esta restauração. Seria muito melhor apresentá-la em vídeo; mas, para isso, teria que fazer grandes modificações na oficina sem nenhum custo benefício.
   A peça é realmente muito interessante. A técnica utilizada em sua confecção demonstra que, o marceneiro sabia o que estava fazendo: o designe, as medidas e o ângulo do espaldar estão em perfeita harmonia.
     A madeira é belíssima; com os veios aparentes em tons escuros: preto e marrom - típico desta madeira.
     A retirada da pintura não foi difícil. O esmalte foi aplicado sobre a madeira sem utilização de "prime". Assim, utilizando um soprador térmico, simultaneamente à raspagem com ferramentas próprias - todo o esmalte desprendeu-se da madeira sem qualquer dano.
     "O antes e o depois" ficará para a última etapa. Procurei sintetizar toda a operação que ficaria bastante "carregada" e cansativa pelo excesso de fotos. Acredito que não conseguirei espelhar a realidade deste trabalho. Mas, vamos tentar:


- A cadeira foi toda desmontada. Por razões óbvias e já mencionadas, é apresentada parcialmente:






- As ripas, que constituem o assento, estavam todas rachadas em seu topo.






- Esta é a melhor forma de restaurar estas rachaduras. Por serem estreitas aquela famosa "gravatinha borboleta" não dá para serem aplicadas. Utilizando a mesma qualidade de madeira, cortei filetes de 03 mm de espessura. Com serra tico-tico abri as rachaduras para que ficassem com a espessura do filete, e com ele fiz o preenchimento utilizando a cola para uma fixação perfeita. O resultado é excelente.











    A cadeira já está toda restaurada (tempo de restauração: 06 meses). Contudo, postarei todas as etapas semanalmente para dar tempo de ser assimilada pelos gostam de móveis antigos e de qualidade.
Um forte abraço a todos.
Osvaldo Ururahy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário