CADEIRA DOBRÁVEL - RESTAURAÇÃO/ UPGRADE:
MADEIRA: Angelim.
ACABAMENTO:
- Goma Laka;
- Cera (cera de abelha - cera de carnaúba - parafina - água ráz);
- Tinta spray cor ouro metálico.
ANTES:
DEPOIS:
PRIMEIRA ETAPA: Desmonte da cadeira:
- TROCA DE PARAFUSOS E DOBRADIÇAS: O parafuso em metal foi substituído por um de aço, para que não entorte e deixe a cadeira desbalanceada.
SEGUNDA ETAPA: RETIRADA DO ACABAMENTO ANTIGO:
Nesta etapa utilizo um raspador improvisado (serra para corte de metal).
Ela foi a mais complexa. Algumas peças tinham arranhões outras não. Então, para manter o padrão e não haver problemas na montagem, todas as peças foram raspadas e medidas mantendo a mesma espessura.
TERCEIRA ETAPA: Selando com goma laka.
QUARTA ETAPA: Montagem.
QUINTA ETAPA: Restaurando peças de sustentação e peças corrediças.
SEXTA ETAPA: refazendo furos. Aqui, foi utilizada furadeira manual, pois outra os furos sairiam na diagonal devido ao espaço reduzido.
COMENTÁRIOS: Esta cadeira foi construída por meu Avô (Aristides Ururahy). Não foi possível estabelecer uma data; As informações fornecidas por meus pais, foram contraditórias. Mas, acredito, que possa ser do início dos anos anos 60.
A peça estava superficialmente danificada. Portanto, não foi um restauro da forma que gosto.
As peças de encaixe não foram encontradas e, devido à ferrugem: lixei, apliquei uma base isolante, e com tinta spray na cor ouro metálico cheguei à origem.
Ela vai ficar aqui em casa - presenteei Márcia Ruiz (minha esposa) - e será utilizada em seu cantinho de trabalho (base de apoio em sua escrivaninha - também restaurada por mim).
Um abraço a todos.
Em tempo: Era para ser apresentada a restauração e atualização da cômoda para a oficina. Mas, houve um erro, e as gavetas deverão ser refeitas.
Olá Osvaldo,
ResponderExcluirQue beleza de peça, uma relíquia com muita recordação, verdadeira jóia, o cantinho da Márcia com certeza ficará mais bonito. O amor e capricho pelo trabalho em madeira vem de longe, rs.
Abraços.
Olá Regina,
ResponderExcluirEsta paixão estava meio escondida. Uma pena. . .!