domingo, 31 de maio de 2015

MOBILIÁRIO PARA CANTO DE SALA.


RESTAURAÇÃO - MOBILIÁRIO PARA CANTO DE SALA.

MOBILIÁRIO CONFECCIONADO EM CEREJEIRA:

DATAÇÃO: Final dos anos 70 e início dos anos 80.

Em termos de restauração pouco a fazer. Foram reparados uma rachadura em um dos pés e alguns "machucados" nas peças laterais superiores e inferiores face à baixa densidade da madeira. Por fim, troca do acabamento; substituí o velho verniz por óleo mineral (duas aplicações em intervalo de 30 minutos), goma laca (duas demãos) e cera para marchetaria. Nada tenho contra verniz ou similares (apenas detesto). Opto, sempre que posso - se tratando de exposição interna - por acabamentos mais naturais que permitem uma visualização bem mais agradável e real dos veios da madeira. Afirmo: não é pelo grau de dificuldade, pois a goma laca é mais difícil de ser aplicada do que o verniz.  
Quanto à matéria prima nada a falar sobre sua qualidade, todos conhecem o que é a Cerejeira para um mobiliário.
ANTES:



INTERMEDIÁRIA:





DEPOIS:








Nas fotos a seguir conseguiremos visualizar os "machucados" referidos acima, que são - nada mais nada menos - as famosas pancadas dadas com vassouras e objetos pontiagudos que causam danos às madeiras de consistências macias. Os danos pouco profundos foram nivelados através de abrasão com lixas, os mais profundos foram preenchidos com cola coqueiro e a seguir, pelo mesmo método - nivelados.










A rachadura apresentada a seguir foi neutralizada com cola Epóxi. Ela tinha uma profundidade de cerca de 1/4 do diâmetro do pé. O diagnóstico provável é que não deverá expandir-se (penso que o problema se limita ao cerne um tanto quanto quebradiço afastando a medula como causadora da rachadura), mas se tratando de madeira e natureza nada é previsível. Os mais detalhistas comprovarão que necessitei acrescentar calços para acerto do prumo. Pois, a estrutura apresentava um grau leve de empeno que não retornaria a sua origem com o desmonte (não seria possível desempená-la, o ato resulta em desbaste acentuado que deixaria a peça mais estreita em relação à estrutura como um todo). Além de tudo, o pequeno defeito não aparece na foto e, por obra do destino e sorte, não aparece ao vivo também. Os calços deram um excelente resultado tirando aquele desagradável balanço da peça.






Considerações: Foram 14 horas trabalhadas ao preço de R$ 250,00. Quem acompanha minhas apresentações notaram que fotografei uma posição intermediária do mobiliário. Tal providência se deve ao fato de que esta etapa foi a mais trabalhosa e complexa de se obter o resultado que almejei. Se tratando de madeira com baixa densidade e designe cilíndrico os processos de limpeza e abrasão requer cuidados extremos para um resultado primoroso, Mais que tudo, ainda, uma ferramenta na angulação errada pode provocar danos irreversíveis à peça. Agora falta o restante do conjunto. Acredito que passei no teste. Logo saberemos.
Um abraço a todos. 

5 comentários:

  1. Um trabalho excelente, também acho que cera tem um acabamento mais verdadeiro que o verniz.

    ResponderExcluir
  2. Osvaldo, você está um verdadeiro perito em madeiras. Suas descrições vão além do prazer de pôr as mãos na massa, passam pelo estudo detalhado de cada etapa. Muito bom seu texto, explana um trabalho profissional e feito com amor. Gostei muito do desenho da mesinha, uma graça os torneados, gosto de peças assim, simples, mas com um charminho único.
    Obrigada por seu comentário novamente. Se te deixa mais conformado, muitos de meus amigos também não entendem minha paixão por madeira. Tudo bem, o amor a gente não explica.
    Abraços e inspirações

    ResponderExcluir
  3. Sou obrigada a concorda com vc qto ao fato do verniz: também não gosto.Mesmo sendo fosco, os veios da madeira perdem sua naturalidade e realmente, é bem mais difícil usar a goma laca - a secagem é relâmpago, o que facilita marcas de aplicação.
    É uma pena a falta de cuidados com mobiliários tão especiais... infelizmente muitos vêem como "coisas velhas" e não tratam devidamente.
    Ainda bem que você consegue recuperá-las, dando nova chance e esperamos sempre que sejam bem cuidadas. Com certeza o trabalho será aprovado.

    Abraços e ótimo mês!

    ResponderExcluir
  4. Um trabalho minucioso, preservando sempre o original...que beleza!!

    Parabéns por mais essa obra- prima!!

    Sr Osvaldo, tenha um ótimo final de semana,

    abraços, Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir