domingo, 5 de novembro de 2017

MARCENARIA TRADICIONAL - FINE WOODWORKING.


MARCENARIA TRADICIONAL:

      Este espaço está sendo utilizado para homenagear o Tio André (André Padilha de Oliveira), Bisavô de M. Ruiz - para quem não identificou, minha amada esposa.
      Ele foi um profissional eficiente, extremamente técnico e, reconhecidamente de uma habilidade digna de quem exerceu a profissão por amor. Infelizmente não o conheci; as qualidades que mencionei vieram das obras feitas por ele, e que tive acesso. Isto tudo em uma época que eram utilizadas, em grande parte, ferramentas manuais e - em sua grande maioria - confeccionadas pelos próprios profissionais.
      Acredito que estas obras eram confeccionadas em suas horas vagas - quem sabe até como lazer. Pois, era um funcionário civil do Ministério do Exército; onde nas oficinas deste órgão produzia armários de escritório, dormitórios e afins, utilizados pelos quartéis da Vila Militar - Rio de Janeiro.
      Tenho, ainda, construída por ele - uma escrivaninha datada de meados dos anos 30, em cedro (retalhos sobrantes de peças confeccionadas para o E.B). Ela está em fase de restauração (02 anos). Com certeza, quem chegar até aqui perguntará: Por que tanto tempo? Respondo: - Ela ficava em oficina de tornearia mecânica - torneiro Luís Roberto, neto do tio André. Sobre ela eram colocadas peças de carro e etc. Portanto, graxas, óleos e outros produtos químicos que penetraram na madeira. Até hoje ela transpira estes produtos. Sendo assim, de tempos em tempos, tenho que limpá-la aplicar água oxigenada 80 vol., retirar com detergente, água e esponja e, secar à sombra, após aplicar óleo mineral para mantê-la hidratada. Estes resíduos estão aflorando cada vez mais em pequenas quantidades, acredito que falta pouco até serem eliminados totalmente, e assim receber o tratamento final.
       Aproveito o espaço para agradecer e homenagear tia Namir e tio Jorge (tios de M. Ruiz) que me deram a incumbência de perpetuar estes objetos que pertenceram ao pai de tia Namir. Ganhei outros agrados que em breve estarei apresentando a vocês.
       Um beijo no coração de todos, e para o Tio André - onde ele estiver - minhas saudações e reconhecimento pela sua obra.
Um forte abraço a todos.    

- CAIXA EM FORMATO DE LIVRO:












- CAIXA DE FERRAMENTAS - ARTESANATO EM MINIATURAS:







- FERRAMENTAS EM MINIATURAS - MADEIRA E METAL:
PELA ORDEM - ESQUERDA PARA A DIREITA:
- FORMÃO;
- PLAINA;
- MALHETE;
- ENXÓ;
- ARCO DE PUA;
- COMPASSO;
- ESQUADRO;
- SERROTE;
- MARTELO DE UNHA;
- GRAMINHO.

- CAIXA DAS FERRAMENTAS - DATADA E RUBRICADA PELO PROFISSIONAL.


- JOGO DE QUEBRA CABEÇAS:


EM TEMPO: Se faz necessário frisar que, em nenhum momento foi retirado o acabamento original das peças. De tempos em tempos, aplico óleo mineral para manter as madeiras hidratadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário